Como melhorar o controle financeiro mensal na construção civil?

Como melhorar o controle financeiro mensal na construção civil?

por Marcel Ribeiro

A gestão financeira em uma empreiteira ou uma construtora deve servir para identificar os cenários a fim de contribuir para uma boa tomada de decisão. Dessa forma é possível gerar mais lucro para o caixa da empresa. Anotar informações, controlar custos fixos, prever custos variáveis e utilizar a tecnologia são formas de melhorar seu controle financeiro mensal.

Isso é, a gestão eficiente do controle financeiro mensal é uma estratégia-chave para vencer os desafios e crescer no mercado atual.

Neste texto, você vai descobrir quais são as melhores dicas para melhorar o controle financeiro na sua empresa. Essas dicas envolvem anotar os dados sobre transações, controlar os custos fixos, prever despesas variáveis e adotar um sistema para automatizar processos e economizar tempo.

Continue a leitura!

planilha de relatório diário de obras gratis

Por que organizar as finanças ajuda as empresas a terem sucesso?

Em uma empreiteira, ou uma construtora, acompanhar as tendências do mercado se faz necessário para se ter uma boa gestão financeira. O motivo é que ter controle sobre as finanças torna possível acompanhar os gastos e prever o andamento da obra.

Por outro lado, essa estratégia de administração ajuda a verificar quanto de capital está disponível. Essa informação é crucial para se gerir uma empresa sem comprometer o fluxo de caixa mensal da empresa.

Quais são as melhores dicas para ter controle financeiro mensal?

Até aqui, você já sabe por que administrar a verba tem impacto sobre o capital das empreiteiras e empresas da construção. Porém, uma dúvida pertinente é: como ter um melhor gerenciamento financeiro ao longo do mês? Para responder a essa questão, separamos as principais táticas!

Anotar todas as informações

O processo de gestão financeira depende, necessariamente, do controle da verba que entra e sai no caixa da empresa mensalmente. Nesse sentido, cabe ao gestor e à equipe de finanças registrar custos e despesas, além de calcular os ganhos obtidos em um mês. Isso ajuda a fechar o orçamento da empresa e, se for o caso, possibilita visualizar novas oportunidades de investimentos.

Controlar os custos fixos e prever os variáveis

Se você quer adotar boas medidas para ter controle financeiro na sua empresa, outra dica é controlar os custos fixos. Um cálculo que depende, por exemplo, do valor do aluguel, da taxa de energia, da conta de água da empresa, entre outras despesas mensais. Dessa forma você consegue reduzir gastos desnecessários, investindo em outras coisas que podem trazer ainda mais retorno para a empresa.

Além disso, a gestão deve prever possíveis gastos variáveis, que demandam um capital extra para não colapsar a situação financeira da empreiteira. Isso ajuda na previsibilidade financeira do seu negócio, permitindo que você se programe para aumentar o número de obras devido a uma melhor gestão financeira.

Usar software para auxiliar no controle financeiro

É verdade que uma gestão financeira eficiente deve contabilizar todas as transações de entradas e saídas de recursos da empresa. Fazer isso associado à gestão de obras, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Isto pois a gestão financeira geralmente estará ligada a um orçamento comercial, ao controle de compras ou ao acompanhamento das obras.

Controlar a apropriação de custos manualmente, ainda que com o apoio de planilhas, é um processo que pode gerar erros. Por isso, bom é investir em um sistema de gestão integrado, que controla o fluxo de caixa e apropriam os gastos de maneira automática. O que te faz economizar tempo com tarefas manuais, e gera informações gráficas para ajudar na tomada de decisões. Dessa forma, um sistema evita falhas mecânicas que, sem dúvidas, comprometem o orçamento da empresa.

O software Mais Controle, por exemplo, é um sistema de gestão online 100% desenvolvido para atender empresas de construção. A tecnologia, além de controlar os resultados financeiros da empresa, ajuda na elaboração de orçamentos, no acompanhamento das obras e na gestão das compras.

Conclusão

Neste texto, você observou que ter controle financeiro mensal é uma estratégia para manter as contas da empresa no azul. E assim,  ampliar a visão do fluxo de caixa para possíveis investimentos no mercado. Vimos, também, sobre a importância de registrar todas as informações financeiras, bem como manter sob controle os custos fixos e as despesas variáveis.

Ainda nesse sentido, para ter uma gestão eficiente, o melhor é buscar por uma solução de gestão integrada. Na indústria da construção, usar um software a fim de integrar todos os processos da empresa tem sido cada vez mais comum. Busque por um sistema de gestão online que seja especialmente desenvolvido para atender empreiteiras e construtoras.

O artigo foi útil para você? Se sim, continue se informando sobre estratégias que ajudam a ter um gerenciamento melhor na empresa. Veja, agora, como o sistema de gestão ERP potencializa os resultados no seu negócio!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!