Como administrar uma construtora?

Como administrar uma construtora?

Atualizado em 13 julho, 2020
por Marcel Ribeiro

Seja em reformas, construção pesada ou incorporações, os gestores deste setor devem buscar qualificação para administrar uma construtora. É importante se preocupar desde a estratégia do negócio à gestão comercial e da operação.

A concorrência na construção civil é alta, por isso, é essencial que o negócio tenha uma gestão eficiente para se destacar no mercado. Por isso, a busca por organização, qualificação e automação está em alta. Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais de como administrar uma construtora.

Neste artigo, você vai descobrir algumas boas práticas que vão ajudá-lo a pivotar o seu negócio. Tenha uma boa leitura!

Integrar os setores da empresa

O primeiro passo para o sucesso no gerenciamento de qualquer negócio é garantir que os departamentos sejam integrados. Para tanto, é essencial investir em ferramentas para centralizar a comunicação e torná-la mais fluida.

Uma boa dica para integrar as informações da empresa e fazer a gestão do andamento das tarefas é utilizar o Trello. Com essa ferramenta é possível criar quadros, listas e cartões para ajudar a priorizar as suas atividades de um jeito simples.

Em suma, é bom que os processos sejam bem definidos e estejam alinhados entre as equipes da empresa. Uma dica é documentá-los de outra maneira que seja mais prática para a empresa.

Tome decisões baseadas em dados

O Data Driven é quando as decisões da sua empresa são resultado de estudos feitos por meio de dados. Hoje, ferramentas de Inteligência de Negócios (BI) possibilitam tratar grandes bases de dados e criar relatórios de controle e resultados. Dessa forma, a sua organização consegue atuar de maneira mais precisa e com menores chances de risco.

Esse conceito é muito difundido nas áreas de marketing, no entanto, não é restrito a elas. A estratégia e cultura direcionadas a dados é o segredo do sucesso de grandes marcas. Exemplos disso são a locadora de veículos Localiza e o serviço de streaming (distribuição digital de vídeo) da Netflix.

Treinamento contínuo para os colaboradores

A capacitação da equipe é a base de qualquer negócio de alta performance. É comum que empreendedores iniciantes tenham a ideia de que o profissional deve vir pronto do mercado. Em partes isso é verdade, mas é fundamental entender que existem competências que são desenvolvidas ao longo das rotinas diárias.

Lembre-se de que até mesmo em empresas do mesmo segmento existem diferenças operacionais e de ambiente.

Ter presença digital

Você já ouviu um velho ditado popular que diz “quem não é visto não é lembrado”? Quando estamos falando de como administrar uma construtora, ter presença digital é um grande diferencial. Afinal, hoje, os clientes em potenciais estão conectados e buscam informação em sites como o Google.

Aposte na criação de um site corporativo, blog e redes sociais. Contudo, atente-se quanto ao atendimento do público. Uma dica interessante é a adoção de softwares para atendimento dos visitantes do site. Eles centralizam todos os pontos de contato da sua marca em sua só, melhorando a experiência do seu cliente.

Atentar-se à contabilidade

Um ponto importante que, muitas vezes, é negligenciado por novos ou pequenos empreendedores é a contabilidade da sua empresa. Todo negócio está sujeito à tributação do governo. Quando o seu processo contábil é feito de forma equivocada, a empresa pode ficar sujeita a pagar multas. Isso acarreta em custos acima dos previstos para o negócio, impactando na gestão financeira e reduzindo os lucros.

Para isso é importante que a empresa faça uma boa gestão financeira e controle as contas a pagar e receber. Dessa forma o gestor poderá controlar e tomar decisões com base no fluxo de caixa e nos resultados da empresa.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Investir em inovações tecnológicas

Com a adoção de recursos tecnológicos inovadores, o seu negócio se torna mais competitivo e destaca da concorrência. O uso de softwares com tecnologia cloud computing (computação em serviço) permite um ganho em escala na sua empresa. Isso é possível, pois o custo de aquisição é viável e os benefícios da automação de processos são claros.

As soluções de aplicativos no modelo de assinatura permitem ao seu negócio economizar e crescer. Isso é possível ao colher um maior ROI (Retorno Sobre o Investimento). Com esse tipo de solução, você aprimora técnicas de como administrar uma construtora e analisar dados para estimar e melhorar resultados.

Conclusão

Em resumo, administrar uma construtora exige tempo e estar sempre buscando ferramentas e melhorias para os processos. Utilizar estratégias de produção e processos, marketing e finanças são essenciais para um bom controle e gestão. Como sabemos que o tempo é uma variável importante para todos, invista em tecnologias que possibilitem a economia dele. Dessa forma você se desprende de atividades operacionais e pode se dedicar à estratégia e gestão de resultados.

O Mais Controle é um software de construção feito sob medida para o seu negócio e para a construção civil. Aproveite e teste a nossa ferramenta gratuitamente!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!