Trabalhador na construção civil: qual o papel desse profissional?

Trabalhador na construção civil: qual o papel desse profissional?

por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

Como o mercado atual está cada vez mais necessitado de mão-de-obra capacitada e competente, é interessante ficar atento à capacidades, não só técnicas, mas pessoais dos colaboradores. Dessa forma é possível montar uma equipe mais eficiente, alinhada com os objetivos da empresa e, consequentemente, mais produtiva.

Por se tratar de um ramo abrangente, a construção civil é um setor que emprega trabalhadores de várias áreas. Dentre esses diversos profissionais, é interessante destacarmos o trabalhador da construção civil que desempenha a mão de obra operacional. Isso porque o sucesso de um empreendimento construtivo está diretamente relacionado com a atuação dessa classe.

Para explicar sobre a importância desse trabalhador na construção civil, abordamos nesse conteúdo qual o papel desse profissional. Além disso, separamos quais são as características que o fazem se destacar. Acompanhe!

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

A importância do trabalhador na construção civil

Para que uma obra seja concluída dentro do tempo estipulado é necessário, primeiramente, a finalização de várias etapas menores. Sendo assim, é imprescindível ter uma sincronia no canteiro de obras para o andamento do projeto.

Dessa forma, fica claro perceber que um dos principais profissionais responsáveis pelo sucesso da construção são aqueles que atuam com tarefas operacionais nas obras. Logo, a qualidade do serviço prestado e o tempo necessário para a sua conclusão, são quesitos diretamente relacionados com o perfil desses profissionais.

Competências desse profissional

O colaborador que atua no canteiro de obras precisa desenvolver outras habilidades pessoais e comportamentais para se destacar no trabalho.

Boa comunicação

Dependendo do porte da construção, podemos encontrar canteiros de obras com mais de 50 profissionais atuando de maneira intensiva. É inimaginável um trabalhador da construção civil atuar com qualidade neste cenário sem que ele tenha uma boa comunicação.

Por isso, garantir uma boa comunicação é fundamental, evitando que ocorram erros de operação e de propagação de informações erradas.

Relacionamento com a equipe

Ter um bom relacionamento interpessoal é outra qualidade indispensável para esses profissionais, já que ele dificilmente atuará individualmente.

Desta forma, colaboradores que têm essa qualidade proporcionam ambientes de trabalho mais saudáveis e descontraídos. Isso, inevitavelmente, reflete em uma maior produtividade e entrosamento da equipe.

Comprometimento com entregas

O fator “tempo” é crucial para mensurar a qualidade de uma obra. Isso porque entregar um projeto atrasado é sinônimo de que algo fora do planejamento ocorreu.

Sendo assim, ter comprometimento com as entregas é uma qualidade importante para colaboradores que atuam no canteiro de obras.

Conclusão

Agora que você sabe a importância do trabalhador na construção civil fica mais simples perceber o impacto desses profissionais no resultado final de uma obra. Vale ressaltar ainda que uma construção bem-feita envolve responsabilidades de diversos profissionais no canteiro de obras. Isso é, é necessário que todos se comprometam para colher bons resultados de produção.

O conteúdo foi interessante para você? Então deixe o seu comentário no post e compartilhe com a gente algumas de suas experiências no canteiro de obras!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!