Como a tecnologia está mudando o cenário de controle de obras?

Última atualização: 10/06/2022 | 5 min. de leitura

O modo de fazer a gestão de obras vem tendo evoluções desde algum tempo. Os tradicionais papel e caneta deram lugar às tecnologias usadas hoje no gerenciamento mais eficiente de construções. 

Por Marcel Ribeiro

Para você entender melhor como a tecnologia está mudando o cenário de controle de obras e beneficiando a gestão, produzimos este artigo. Nele, você entenderá por que modernizar a gestão da empresa é tão importante. 

No entanto, ainda há empresas e gestores que ainda usam métodos arcaicos. O que talvez eles não saibam é que isso consome recursos da obra, reduzindo a rentabilidade final do contrato e aumentando o tempo gasto no serviço.

Ficou interessado no tema? Então veja nesse post como a tecnologia está sendo usada no gerenciamento de obras e entenda como viabilizar essa transição.

Qual é a importância da tecnologia para a gestão de obras?

Já faz bastante tempo que a construção civil vem ganhando novas formas de ser gerenciada. Isso acontece sobretudo pela inserção dos meios tecnológicos para o controle de obras. Um bom exemplo desse casamento é a tecnologia BIM, que cada vez mais é exigida nos processos construtivos.

No entanto, ainda nos dias de hoje, a tecnologia tem se parecido distante para muitos gestores devido a sua complexidade. Isto pois trata-se de um conjunto de métodos criados e mantidos durante todas as etapas de uma obra. Sendo assim, para facilitar, vale entender a tecnologia para a gestão de obras de forma separada. 

As tecnologias para gestão de obras compreendem todos os processos de construção desde o orçamento até a finalização da obra. Dessa forma, entendendo cada processo e suas necessidades a tecnologia traz vantagens para a operação. É possível melhorar diversos aspectos de uma construção por meio de ferramentas modernas de gestão como por exemplo: gerenciamento de tempo, material, mão de obra e (consequentemente) prazos, rentabilidade e a satisfação dos clientes. 

Como a tecnologia vem sendo usada na gestão de obras?

Veja a seguir as principais formas de uso da tecnologia no controle de obras.

Melhoria de processos

Com ferramentas tecnológicas, os processos podem se tornar muito mais dinâmicos por serem soluções integradas. Por meio da interação de softwares, as pessoas envolvidas podem compartilhar informações em tempo real. Além disso, o controle pode ser feito a distância por meio do armazenamento em nuvem.

Aumento da eficiência da equipe

Com uma sinergia melhor entre as partes, os retrabalhos podem ser diminuídos consideravelmente tanto no canteiro de obras quanto no escritório. Isso permite que as obras sejam gerenciadas de forma mais eficiente e o tempo de entrega seja bastante reduzido.

Redução de custos

Juntando todas as facilidades encontradas por meio do uso da tecnologia, a gestão financeira ganha destaque nos resultados. O resultado disso é um menor custo associado a obra e mais lucro para a construtora e a empresa.

Como aplicar a tecnologia na gestão de obras?

Para adotar sistemas eficientes como esse, é preciso se planejar estrategicamente, de forma a adaptar a gestão de obras para uma ferramenta integrada. Para isso, um bom começo é identificar as reais necessidades da empresa e se possível contratar um consultor para ajudar a mapear os processos. 

Além disso, vale entender os custos da assinatura e treinamento das pessoas de modo a fazer uma adoção da ferramenta mais eficiente e adequada à operação.

Escolha a ferramenta correta para a sua realidade

Para ter sucesso na implantação da ferramenta de gestão de obras, deve-se sentir confiança no fornecedor bem como buscar por soluções que realmente otimizem os resultados. Esse é o caso do software de gestão de obras Mais Controle.

Por meio de diversos módulos integrados entre si, é possível fazer a gestão de obras, bem como de diversos aspectos de uma construção. Considerando os processos de orçamento, compras, financeiro, estoque, gerenciamento de funcionários, entre outras, a gestão pode melhorar usando esta tecnologia. Isso certamente trará mais organização, agilidade e melhores resultados para a empresa!

Conclusão

Como vimos nesse texto, a utilização de ferramentas tecnológicas na construção civil é algo cada vez mais comum. Os resultados positivos trazidos por essas ferramentas são claros ao analisar os balanços das obras e resultados da empresa. É notável a melhoria nos custos e no resultado financeiro final, além dos prazos estarem mais alinhados com o planejamento, o que melhora a satisfação dos seus clientes finais.

Vimos sobre a atenção que vale dar sobre o entendimento dos processos e as reais necessidades da empresa. Isso pois a escolha de um sistema de gestão de obras integrado leva em conta algumas situações. 

Gostou do conteúdo? Então aproveite e entre em contato conosco para conhecer melhor nosso sistema de controle de obras capaz de aumentar sua eficiência e sua economia de tempo e dinheiro!