O que é o Big Data e quais são suas aplicações na construção civil?

Última atualização: 24/06/2021 | 4 min. de leitura

A tecnologias na construção geram dados que, quando salvos e tratados de forma correta, geram informações preciosas para tomadas de decisão. Informações essas que fazem parte do big data na construção e contribuem para a melhora da produtividade e qualidade dos serviços e da gestão das obras.

Por Marcel Ribeiro

Isso porque por meio da análise de um grande volume de informações acessadas através de big data, pode-se extrair importantes planos de ações que melhoram a performance do setor como um todo.

Neste artigo você verá em maiores detalhes o que significa esse conceito inovador ligado à tecnologia de dados. Ao ler o texto, você compreenderá como essa tecnologia pode ser usada na construção civil.

Isso será demonstrado por meio de exemplificações práticas, como o modelo de gerenciamento de projetos com o uso da tecnologia mencionada. Ao final do texto serão apresentados alguns pontos de ganho que surgem em consequência.

Não espere mais e leia agora mesmo!

O que é o big data?

Em praticamente todas as áreas do conhecimento, existe um grande acúmulo de informações conforme ocorre seu desenvolvimento. Na execução e gestão de obras da construção também é assim. Porém, a diferença nos dias atuais é a importância que se dá a esse conjunto de dados, assim como a forma de analisá-los.

Antigamente a tecnologia não alcançava uma análise de bancos de dados gigantes como acontece hoje em dia. Nesse sentido, o big data é, portanto, a capacidade de retirar informações úteis de um armazenamento enorme de informações e números.

Quais são os exemplos de aplicação do big data na construção civil?

Existem algumas formas de empregar essa tecnologia no setor da construção. Acompanhe a seguir alguns exemplos.

Destinação inteligente de recursos

O big data é capaz de ajudar no dimensionamento da quantidade de materiais tempos antes da execução de uma obra. O processo de orçamento aliado ao uso de softwares pode ser mais rápido e assertivo quando há uso de relacionamento de dados.

O uso de softwares juntamente com a tecnologia BIM (building information model), é possível obter a visualização em um plano 3D. Assim, pode-se desenhar o melhor padrão estrutural para promover a economia de recursos.

Acompanhamento e gestão de obras

Tocar uma obra a partir de dados dispersos pode ser uma missão de difícil cumprimento. Claro que é possível realizar o trabalho, mas se comparado com a eficácia do uso de dados organizados, a diferença é absurda.

Dessa forma, ao tomar como base uma grande quantidade de informações organizadas, as decisões e, consequentemente, a gestão de todo o projeto se torna muito mais assertiva, o que gera produtividade e agilidade.

Composição de orçamentos

É muito comum estar em contato com vários fornecedores durante o momento de cotações no ramo da construção. Como o fornecimento de material precisa ser contínuo, sempre há a necessidade de fazer mais compras. O big data pode ajudar nessa questão uma vez que, com o tempo, é possível constituir um banco de dados com o histórico de cada decisão.

Assim, a cada novo projeto, pode-se escolher o melhor fornecedor para cada compra e com isso alcançar a melhor execução orçamentária possível.

Conclusão

O uso de big data na construção civil tem a capacidade de aprimorar muito o desempenho de uma obra. Pode-se otimizar projetos em escala, além de melhorar o atendimento ao contratante e reduzir o custo final do empreendimento. A evolução tecnológica leva inevitavelmente a esse caminho e isso faz com que as empresas do setor adotem as soluções mais modernas do mercado. Tudo isso se traduz em mais competitividade e sustentabilidade no setor.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e leia o artigo sobre como a tecnologia no canteiro de obras pode influenciar a construção!