Sustentabilidade na Construção Civil: 4 vantagens para se aplicar

Sustentabilidade na Construção Civil: 4 vantagens para se aplicar

por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

Há incentivos dados por meio de lei para que os envolvidos no setor da construção civil busquem por ações sustentáveis. Através de um melhor processamento dos produtos e resíduos é possível reduzir custos e aumentar o valor do mercado de um empreendimento. Por isso a prática de ações de sustentabilidade na construção civil são cada vez mais necessárias.

Nesse contexto, cabe destacar que, infelizmente, parte do setor da Construção Civil ainda contribui de forma negativa para o meio ambiente. Afinal, é comum ver obras que: desperdiçam recursos naturais, geram resíduos e os despejam sem tratamento, adquirem materiais desprovidos de certificação ambiental, entre outros.

Sendo assim, além de favorecer a natureza, a prática de ações de sustentabilidade na Construção Civil proporciona outras vantagens. Confira algumas delas abaixo:

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

1. Incentivos dados por meio de leis

O principal incentivo fiscal recebido por uma obra que adota ações sustentáveis é o desconto no pagamento do IPTU. Conhecido como IPTU verde, essa política de incentivo às práticas de construção alinhadas com a natureza está já está presente em algumas cidades. Assim, há vários municípios que oferecem descontos consideráveis no valor final do IPTU.

Para a obtenção da certificação, geralmente, o requerente deve apresentar documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos pleiteado. Como por exemplo:

  • gestão sustentável das águas;
  • eficiência e alternativas energéticas;
  • projeto sustentável;
  • emissões de gases do efeito estufa.

2. Redução de custos

Uma vez que uma construção passa a utilizar materiais sustentáveis, consequentemente haverá maior conscientização quanto ao uso de matéria-prima. Dessa forma, haverá uma redução de custos financeiros durante a construção.

Além disso, usar materiais sustentáveis na obra leva à redução do desperdício de recursos, como água e energia elétrica.

3. Maior valor de mercado

Atualmente existe a possibilidade de um empreendimento construtivo receber — de instituições internacionalmente conhecidas — selos de sustentabilidade. Esse reconhecimento atesta que a obra em questão foi concebida seguindo práticas ecologicamente corretas. Ou seja, é uma construção planejada considerando a temática ambiental.

Dessa forma, ao receber uma certificação dessa natureza, automaticamente as obras passam uma boa imagem para os clientes. Além disso está contribuindo para o meio ambiente e refletindo na valorização financeira do empreendimento.

Planilha de Análise Preliminar de Riscos

4. Processamento dos resíduos de forma mais simples

É grande o volume diário de resíduos gerados por uma obra, seja ela de grande ou de pequeno porte. Estudos da Escola Politécnica da USP dizem que as perdas de materiais chegam a 8%, já as perdas financeiras, relativas aos custos de retrabalhos, 30%.

Além disso, esses materiais não podem simplesmente ser despejados, devendo serem despejados em específicas estações de processamento conforme sua composição.

Desse modo, os restos de materiais de uma obra que adota recursos sustentáveis são muito mais fáceis de serem reciclados. Logo, podem ser reutilizados, o que facilita assim a rotina de processamento dos resíduos de uma construção.

Conclusão

Analisando as vantagens de ações sustentáveis durante a construção de um empreendimento, é simples concluir que esses benefícios incidem tanto na credibilidade quanto na saúde financeira da construtora e, sobretudo, ajudam o meio ambiente.

Em conclusão, é importante estar atento à todo o ciclo de vida de um edifício: planejamento, projeto, construção, operação, manutenção, renovação e demolição.

Achou interessante o conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam as vantagens de ações sustentáveis na obra.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!