Por que você precisa fazer o descarte de entulho da forma correta?

Por que você precisa fazer o descarte de entulho da forma correta?

por Marcel Ribeiro

O setor da construção é o maior consumidor de recursos e matérias-primas do planeta, sendo as obras e edifícios as consumidoras de 50% da produção global de aço. Definitivamente, o descarte de entulho na construção gera um grande impacto no meio ambiente, aumentando a poluição das vias e, consequentemente, contribuindo para o risco de enchentes nas cidades. O gestor de obras deve conhecer os principais motivos de desastres e estar preparado para contê-los.

Além disso, a prática errada de descarte de entulho pode implicar multas e despesas operacionais, já que pode ser classificada como crime ambiental.

Pensando nisso, este texto mostra como é a legislação para o descarte de materiais na construção civil. Além de mostrar quais são os principais erros (a exemplo de não ter destino adequado para as sucatas e desconhecer a classificação dos resíduos) na hora de liberar resíduos sólidos e líquidos provenientes de uma obra.

Leia agora mesmo e aprofunde o seu conhecimento sobre o assunto!

Controle de mão de obra para construção civil

Como é a legislação que caracteriza crime ambiental para descartes incorretos?

De acordo com o Artigo 54 da Lei 9.605/98, é considerado crime ambiental o lançamento inadequado de resíduos sólidos ou líquidos que possam causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Caso a poluição seja perigosa ou danosa para humanos, fauna e flora, a atividade deve ser punida. A punição perante os mecanismos legais pode levar à reclusão de 1 a 5 anos.

Além da Lei 9.605/98, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007), a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981) e o Decreto 4.074/2002 regulam e orientam o correto descarte de entulho no mercado da construção civil, que também depende da legislação e do monitoramento a nível estadual e municipal.

Quais são os principais erros no descarte de entulho?

Para evitar o descarte incorreto de materiais, é importante conhecer os principais erros no descarte de resíduos. A seguir, listamos o que não fazer com o resto de entulho proveniente da construção civil.

Não ter destino adequado para as sucatas

Na construção civil, independentemente do tamanho da obra, é necessário providenciar um destino adequado para as sucatas, evitando que seja despejada no meio ambiente. Assim, o gestor pode contar com o trabalho de ecopontos, que impõem um limite para a coleta diária de entulhos. Além disso, existem empresas especializadas no transporte e no correto armazenamento desse material.

Desconhecer a classificação dos resíduos

O Conselho Nacional do Meio Ambiente, por meio do Conama Nº 307/2002, estabelece quatro tipos de classificação para resíduos:

  • A: materiais recicláveis provenientes da construção;
  • B: plástico, metal, vidro, papel, madeira e gesso, quando recicláveis;
  • C: resíduos economicamente inviáveis para a reciclagem;
  • D: materiais oriundos da construção civil e perigosos para a população, como tintas e solventes.

Nesse sentido, a gestão de obra eficiente deve conhecer a classificação nacional dos resíduos e providenciar a correta seleção, manuseio e descarte. É importante entender que o despejo incorreto do lixo traz prejuízo para a imagem da construtora, o que pode causar queda nas vendas.

Conclusão

Você observou neste texto por que é importante fazer o descarte de entulho de maneira adequada. Isso é, obedecendo à regulação nacional, estadual e municipal sobre o tema. O descarte de entulho tem impacto direto na saúde da população e na preservação do meio ambiente. Por isso, uma dica é se atualizar e buscar por tecnologias e um sistema de gestão Desta forma é possível controlar os serviços na obra e organizar as finanças da empresa de forma fácil.

O artigo foi útil para você? Se sim, continue se informando com dicas que ajudam a tornar a obra mais eficiente na construção civil. Assine agora a newsletter do blog e receba outros materiais interessantes sobre o assunto!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Uma resposta para “Por que você precisa fazer o descarte de entulho da forma correta?”

  1. Se voce esta construindo, com certeza quer estar precavido contra possiveis gastos extras, por isso, quando se trata de entulho voce deve dobrar a atencao para evitar que isso aconteca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!