O que é Diálogo Diário de Segurança e por que é importante?

O que é Diálogo Diário de Segurança e por que é importante?

Atualizado em 11 setembro, 2017
por Marcel Ribeiro

O Diálogo Diário De Segurança (DDS) é uma ferramenta importante para que as empresas possam trabalhar corretamente suas políticas de segurança tanto no curto quanto no longo prazo. São ações que buscam promover o aumento da qualidade de vida dos funcionários, além de promover boas práticas de segurança.

Você sabe exatamente o que significa o DDS e a importância que ele possui para as empresas? Neste post serão vistos os principais benefícios do DDS para as empresas. Vamos lá!?

Diálogo diário de segurança: o que é

O diálogo diário de segurança é nada mais do que um papo de curta duração. Sua frequência, como o próprio nome diz, é diária e normalmente é gerenciado pelos técnicos, engenheiros do trabalho ou pelos gestores de uma organização.

Os assuntos mais frequentemente tratados em um DDS são ligados à preparação de um ambiente de trabalho para as tarefas rotineiras, o manuseio das máquinas e dos equipamentos, cuidados em geral e até técnicas de primeiros socorros.

Por que o diálogo diário de segurança é importante

O DDS é importante, pois trata de maneira desmistificada de temas ligados à segurança no trabalho e acidentes, normas específicas com ênfase diretamente nos pontos que devem receber mais atenção por parte dos funcionários.

O diálogo vem ganhando espaço dentro das estruturas empresariais e fazendo parte da rotina de diversas empresas, não importando o seu porte. A intenção principal é elevar o nível de consciência dos trabalhadores em relação aos riscos corridos nas atividades e ambiente de trabalho como um todo.

Sua importância acaba ultrapassando os limites empresariais e é muito comum os empregados assumirem que passaram a tomar uma postura mais segura dentro de casa, em suas rotinas domésticas, o que também faz com que suas famílias tenham atitudes mais seguras no dia a dia.

Há algumas formalidades que devem ser respeitadas em relação ao DDS: ele deve ser registrado em um documento que contenha o nome da empresa, a data, o local de realização e os assuntos que foram tratados. Ao fim, todos os participantes devem assinar este documento.

Planilha de ficha de EPI

Benefícios do diálogo diário de segurança

Os benefícios são muito claros e fazem com que ambos os lados, empregador e empregado sejam beneficiados. Naturalmente ocorre uma diminuição nos gastos com assistência médica e afastamentos por razões de acidente de trabalho.

É natural também que ocorra um maior comprometimento por parte dos trabalhadores, embora não seja uma regra para todos os envolvidos. O fato é que, geralmente, é percebida uma melhoria nos níveis de produtividade nas empresas adotantes do DDS.

O ambiente de trabalho também fica mais harmônico, pois o nível de satisfação dos funcionários tende a aumentar com a elucidação de algumas dúvidas ligadas à segurança no ambiente de trabalho. Afinal de contas, na maioria dos casos, os trabalhadores passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa.

Com um ambiente mais seguro e harmonioso, a produtividade tende a crescer sem a necessidade da imposição de metas, muitas vezes altamente rejeitadas pelos funcionários. O diálogo diário de segurança faz com que os funcionários se sintam mais pertencentes às empresas em que eles trabalham, respondendo com mais qualidade de vida tanto dentro quanto fora do ambiente produtivo.

Com o comprometimento não somente dos funcionários, mas também dos gestores, todos acabam ganhando. Você quer mais informações sobre o diálogo diário de segurança ou outro assunto relacionado à gestão de empresas e de pessoas, melhorando os resultados? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das últimas novidades!


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!