O que é a NR-12 e como ela impacta na construção civil?

O que é a NR-12 e como ela impacta na construção civil?

Atualizado em 2 abril, 2020
por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

O que é, para o que serve e como botar em prática os direcionamentos da NR-12, de forma a melhorar as condições de trabalho na sua empresa, ficando alinhado com essa Norma Regulamentadora.

Há vários ambientes industriais que necessitam de atividades preventivas constantes para garantir a segurança do trabalho e a saúde ocupacional. Esse é um desafio diário enfrentado por várias empresas, principalmente aquelas que contam com a utilização de máquinas e equipamentos. Essas precisam obrigatoriamente estar alinhados com as diretrizes da NR-12.

Isso não é diferente para empresas da construção civil, já que a rotina de trabalho dos colaboradores ocorre em meio à várias máquinas. Por isso, é interessante destacarmos o que é a NR-12, quais são as suas principais diretrizes e de que forma ela impacta essa área. Acompanhe!

A Norma Regulamentadora 12

A NR-12 — Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos é uma norma regulamentadora que tem como objetivo principal definir referências técnicas para esses aparelhos. Elas refletem na segurança, saúde e conforto de todos os colaboradores da empresa.

Desse modo, ela é uma importante ferramenta no combate aos acidentes de trabalho relacionados à utilização de máquinas.

As diretrizes da NR-12

As principais diretrizes da NR-12, aprovada em 1978, são:

  • obrigatoriedade da empresa de ter documentos sobre o inventário das máquinas, contendo informações como fabricante, modelo, características de funcionamento etc.;
  • criação da planta baixa, indicando com precisão qual é a posição exata de cada máquina no ambiente de trabalho;
  • arquivamento adequado, cumprimento do manual de operação e manutenção de todas as máquinas e equipamentos da linha de produção;
  • realização da análise de risco para cada tipo de máquina, mapeando as possíveis falhas e perigos de cada equipamento utilizado.

Atualização da NR-12

No ano de 2010, a Norma Regulamentadora 12 sofreu algumas atualizações. Basicamente, elas estão relacionadas ao fim da especificação de alguns parâmetros técnicos para as adequações.

Em outras palavras, essa norma dá mais flexibilidade para as empresas adequarem suas máquinas conforme as suas especificidades técnicas. Mas, para isso, a análise de risco deve ser feita corretamente e manter os padrões de segurança.

Os impactos da NR-12 na construção civil

Agora que você já sabe o que é NR-12 e o que ela estipula, confira seus impactos na construção civil.

Máquinas mais seguras no canteiro de obras

Uma vez que uma construtora segue a NR-12, a garantia de máquinas mais seguras atuando no canteiro de obras vem naturalmente. Isso acontece porque máquinas que representam algum risco ocupacional só trabalharão se estiverem com a manutenção em dia. Por consequência, a segurança dos colaboradores ao redor aumenta. Algumas delas são: alisador de pisos, compactador de solo, marteletes, serras.

Conscientização e capacitação dos colaboradores

Ao difundir informações sobre a NR-12 entre a equipe, os colaboradores ficarão mais atentos à fiscalização das condições de funcionamento das máquinas e equipamentos. Assim, ela estará mais capacitada para reconhecer situações que um equipamento dá sinais de que necessita de manutenção, por exemplo.

Redução do número de acidentes de trabalho

Se há máquinas mais seguras no canteiro de obras e colaboradores mais capacitados, o número de acidentes de trabalho diminui. Assim sendo, a NR-12 tem impactos consideráveis na saúde e no conforto dos que trabalham no canteiro de obras.

Conclusão

Após ler este post, você pôde perceber quão importante é a NR-12 para garantir a segurança do trabalho no setor de construção civil. Além disso, vale ressaltar que é essencial os empregadores se manterem atualizados sobre as novidades de segurança do trabalho. Assim, eles garantem que cada vez menos acidentes de trabalho ocorram no Brasil.

Este post foi útil para você? Então, assine a nossa newsletter, acompanhe nossas publicações no Facebook, Instagram e LinkedIn e tenha acesso a outros artigos sobre o mundo da construção civil.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!