Nota Fiscal: conheça o arquivo XML e saiba como ele pode facilitar sua apropriação de custos

Nota Fiscal: conheça o arquivo XML e saiba como ele pode facilitar sua apropriação de custos

Atualizado em 28 outubro, 2020
por Marcel Ribeiro

Quando falamos em arquivo XML, automaticamente remetemos à Nota Fiscal Eletrônica. Embora ela seja um dos documentos mais importantes para os negócios, ainda há muitos empreendedores que a consideram um mistério.

Preparamos este conteúdo para que você entenda de forma simples o que é o arquivo de nota fiscal XML. Bem como ele está relacionado à Nota Fiscal Eletrônica e de que forma pode facilitar a apropriação de custos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é arquivo XML?

Sempre que um produto é vendido em um estabelecimento comercial, é emitida uma Nota Fiscal Eletrônica. XML é a extensão desse arquivo, isto é, a linguagem digital pela qual a NF-e é interpretada pelos softwares de gestão tributária.

A sigla XML significa “Extensible Markup Language“. Esse formato é usado universalmente para criar documentos, ou seja, toda Nota Fiscal Eletrônica enviada por e-mail está nessa extensão. Para conseguir visualizar as informações do documento, é preciso baixar o arquivo e fazer a conversão para o formato PDF.

Quais são as aplicações do arquivo XML e como ele pode ser usado na apropriação de custos?

A principal aplicação do arquivo XML é ser o documento oficial que comprova uma operação de venda. Sendo assim, ele serve para formalizar a posse sobre um determinado bem ou serviço. Permitindo, dessa forma, a fiscalização e o recolhimento de tributos por parte do Governo.

Os arquivos XML possuem a informação sobre a relação dos insumos que foram comprados. Assim, é possível fazer a apropriação de custos destes insumos à centros de custos de forma separada. Dessa forma, se esses arquivos forem gerenciados por uma boa solução tecnológica torna-se mais fácil coletar dados para fazer uma boa gestão da empresa e controlar melhor as contas a pagar e a receber.

Afinal, esse tipo de software permite a apuração dos custos prestados. Dessa forma, auxilia o departamento de contabilidade a gerar dados para atender às normas fiscais e melhorar a tomada de decisões.

Como um sistema de gestão pode otimizar a sua empresa?

Por fim, vale destacar que hoje em dia não há motivo para que a gestão seja feita através de processos burocráticos e tarefas repetitivas. Isso porque existem soluções tecnológicas altamente funcionais e versáteis para os mais diversos desafios cotidianos desse setor.

O software Mais Controle, além de oferecer uma vasta gama de recursos que permitem o acompanhamento de cada etapa de suas obras. Além de poder importar o arquivo XML para o sistema, ele também oferece funcionalidades que facilitam a gestão financeira do negócio, como:

  • pagamentos e recebimentos;
  • emissão de relatórios para análise de resultados financeiros;
  • cadastro de insumos e composições — informações sobre materiais, mão de obra e equipamentos;
  • elaboração de orçamentos de obras e controle de empreitadas;
  • emissão e gerenciamento de notas Fiscais;
  • integração com a base da SINAPI;
  • elaboração de orçamentos comerciais;
  • conciliação bancária por OFX;
  • criação de cronogramas físico-financeiros;
  • acompanhamento da curva ABC de serviços e materiais;
  • Gestão do fluxo de caixa e resultados da empresa e das obras.

Ainda, há muitas outras funções que podem tornar os processos operacionais cotidianos muito mais simples, práticos e ágeis.

Conclusão

O arquivo XML é um documento fiscal que apresenta a relação de insumos que foram comprados e emitidos para a empresa. Em suma, é possível fazer a apropriação desses custos para centros de custos de forma separada.

Como você pôde conferir, ao gerir o arquivo XML com o uso de uma ferramenta inovadora, é possível realizar a apropriação de custos da obra de forma mais assertiva e automatizada.

Quer saber como a Mais Controle pode contribuir para a gestão de tributos e otimizar os processos contábeis de sua empresa? Então, entre em contato com a gente para conhecer melhor as soluções que temos a oferecer ao seu negócio!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!