Conciliação bancária na construção civil: o que é e como fazer?

Conciliação bancária na construção civil: o que é e como fazer?

Atualizado em 11 agosto, 2020
por Marcel Ribeiro

A gestão financeira na construção civil é essencial para se garantir a saúde da empresa. Além de conhecer os pagamentos e recebimentos é importante fazer a conciliação bancária na construção civil entre o fluxo de caixa da empresa, das obras e a das contas bancárias ativas.

Na hora de pensar no montante investido ou movimentado em instituições financeiras, a conciliação bancária é o processo mais importante. Ainda mais se tratando de um setor onde há um elevado fluxo de pagamentos e recebimentos.

Se essa atividade for executada corretamente, ela oferecerá muitos benefícios — inclusive, na tomada de decisão. Por isso, é indispensável conhecer e realizar a conciliação bancária na construção civil.

A seguir, descubra como realizar a conciliação bancária na construção civil e entenda como ela pode ajudar na saúde financeira do seu negócio!

O que é a conciliação bancária?

De forma simples, a conciliação bancária consiste em comparar os dados financeiros internos com aqueles registrados por uma instituição financeira. É o caso de comparar o fluxo de caixa diário com a movimentação do extrato no dia, por exemplo.

O objetivo é fazer uma “auditoria” das movimentações, já que, às vezes, certos valores passam despercebidos. Além disso, as chances de as informações do banco estarem erradas são menores que no controle interno. Então, é possível ter mais confiabilidade quanto ao nível de informações.

Qual é a importância da conciliação bancária na construção civil?

No setor de construção, essa etapa é especialmente relevante. Primeiramente, é algo que tem a ver com a disponibilidade de recursos. Sem uma boa gestão financeira, a empresa pode ter dificuldades para concluir um projeto, por exemplo. Isso pode gerar mais endividamento, prejuízos ou até paralisação da obra.

A conciliação bancária na construção civil também ajuda a saúde financeira por dar uma visão panorâmica. É possível reconhecer se todos os pagamentos e recebimentos foram processados conforme o esperado. Caso ocorra alguma discrepância, há como corrigi-la de forma dinâmica.

Como dito, ainda é um meio de aumentar a confiabilidade. As informações do banco servem como um “gabarito”, o que permite alinhar os valores. Assim, é possível ter certeza de que a tomada de decisão será baseada por informações concretas.

Inclusive, a conciliação bancária ajuda a dar uma visão realista do negócio, o que auxilia a seguir pelo caminho ideal.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Como fazê-la da maneira correta?

Saber como fazer a conciliação bancária na construção civil é essencial para aproveitar seus benefícios. Para começar, é importante que cada conta bancária da construtora ou empreiteira tenha uma identificação. Depois, os valores de cada conta devem ser somados para comparação, considerando o fluxo de entradas e saídas.

Então, é preciso registrar internamente as movimentações, como pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes. Na sequência, essas informações devem ser cruzadas com o extrato de cada conta, seguindo um ponto de partida. É necessário gerenciar os comprovantes, armazenando-os de forma simples. No caso de alguma incompatibilidade de valores, é preciso identificar a fonte para corrigir tal questão.

Neste momento, a tecnologia se torna indispensável para acertar no processo. Com uma boa plataforma SaaS, é possível integrar as contas ao fluxo de caixa e cuidar de tudo automaticamente. Saiba como o Mais Controle pode ajudar a sua construtora na gestão de obras!

Conclusão

Em conclusão, a conciliação bancária na construção civil ajuda a empresa a obter uma boa gestão financeira. Uma das principais atividades neste processo é combinar os registros de pagamentos e recebimentos entre o fluxo de caixa da empresa e as entradas e saídas das contas bancárias.

Para que a conciliação seja efetiva, deve se atentar ao controle individual de cada conta utilizada na gestão financeira da empresa. Dessa forma, a conciliação bancária é uma forma de auditar e conferir dados, reduzindo falhas no processo.

Como a tecnologia é importante, você pode contar com as soluções da Mais Controle. Além de auxiliar o gerenciamento financeiro, o software melhora toda a gestão do negócio.

Para aproveitar esses aspectos, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!