Gestão da qualidade para melhoria contínua na Construção Civil?

Gestão da qualidade para melhoria contínua na Construção Civil?

Sabemos que, no mundo dos negócios, a estagnação pode ser considerada muito perigosa. Com um mercado extremamente dinâmico, o gestor que não se atualiza e a empresa que não acompanha as novidades — sejam estratégicas ou tecnológicas — estão fadados a serem deixados para trás. E para que isso não ocorra é importante entender como funciona a gestão da qualidade na construção civil.

Assim, a melhoria contínua é a sistematização do método de gestão de empresas, que mantêm círculos virtuosos de crescimento, inovação e redução de custos. Existem peculiaridades quanto à via americana (PDCA) e à japonesa (Kaizen), mas ambas ajudam a organização a se tornar eficiente e a se superar a cada dia.

Para a construção civil, especificamente, essa melhoria contínua pode tirar a empresa de um padrão de obras atrasadas, retrabalho, e orçamento estourado, levando-a à pontualidade, precisão e diminuição de gastos.

Contudo, na hora de implementá-la muitos gestores não sabem, exatamente, por onde começar ou como realizar todas as etapas. Afinal, os dados estão dispersos, e uma análise global é muito trabalhosa e demorada de se aplicar no dia a dia.

Pois é aí que entra a gestão de qualidade! Neste post, veremos como fazer essa gestão e os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio. Continue lendo e confira!

Planejamento estratégico 

O objetivo da gestão de qualidade é maximizar a potencialidade de todos os setores da organização. Para isso, é preciso, antes de tudo, descobrir o que não está funcionando.

Identificar as causas de atrasos, gastos extras e problemas comuns na construção te ajudará a enxergar as suas prioridades. A partir de então, pode-se traçar metas financeiras e afixar prazos realistas e otimizados.

Ainda assim, isso só será possível com documentação abrangente e acessível de todos os processos administrativos e práticos. Afinal, é preciso centralizar e sistematizar os dados para que se consiga trabalhar com agilidade e evitar erros de transcrição ou perda de informação.

E as ferramentas digitais de gestão são infinitamente superiores ao papel para realizar essa função, permitindo a fácil visualização de todo o conteúdo, em diversos aparelhos e com atualizações em tempo real.

Treinamento e auditoria

A qualidade advém do planejamento e da capacidade de realização. Do contrário, um trabalhador mal preparado ou mal orientado pode causar prejuízos muito além dos gastos de treinamento prévio e de reciclagem.

Por isso, faça a sua equipe se sentir valorizada e recompense resultados positivos, o interesse em contribuir e a dedicação para o autoaprimoramento.

Ofereça bonificações e a possibilidade de ascensão dentro da empresa. Também, implante a excelência na cultura empresarial e incentive que cada indivíduo esteja sempre à procura de formas de melhorar a sua contribuição para o todo.

Além disso, auditorias internas e externas lhe servirão tanto para melhorar o seu planejamento quanto para avaliar o desempenho dos trabalhadores e o andamento da obra. Mais uma vez, informação é o grande trunfo da melhoria.

Investimento em tecnologia

Além dos softwares de gestão desenvolvidos especialmente para a construção civil, um gestor de qualidade deve estar sempre atento às demais novidades tecnológicas do setor. Pense bem: se você pode fazer com mais agilidade e segurança e menos sujeira e desperdício, por que insistir no obsoleto — ainda que tenha mais domínio sobre ele? Inove!

Planejamento, capacitação, retroalimentação e ferramentas adequadas. Canalizando sua gestão para esses pontos-chave, em pouco tempo você atingirá a excelência em todos os setores da sua empresa!

Enfim, como vimos, a gestão de qualidade é mais do que uma ideia, é uma forma concreta de aumentar a produtividade, a economia e os lucros.

Agora, se você gostou deste post e quer conhecer, na prática, os benefícios que um bom software de gestão pode trazer para a sua empresa, que tal fazer um teste? Aproveite: é totalmente de graça!


Marcel Ribeiro
Marcel Ribeiro
Engenheiro apaixonado por Construção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *