Diário de obra digital: veja 4 benefícios para o controle das atividades

Última atualização: 08/10/2019 | 5 min. de leitura

O Diário de Obra é um documento que registra os acontecimentos nas obras e guarda as informações com segurança e organização. O uso de uma ferramenta digital para controlar esse processo pode proporcionar ganhos durante o acompanhamento das obras, no acesso às informações e adequação com a legislação.

Por Marcel Ribeiro
Diário de obra digital: veja 4 benefícios para o controle das atividadesDiário de obra digital: veja 4 benefícios para o controle das atividades

Profissionais da construção civil precisam estar atentos no que acontece nas obras para garantir que tudo ocorra conforme o planejado. Isso inclui o cumprimento de prazos, o recebimento de materiais, a coordenação da equipe, o acompanhamento do orçamento e etc. Desde já, acredito ser um consenso de que esta não é tarefa fácil, certo? Por isso, para ajudar nesse controle, existe o Diário de Obra!

O Diário de Obra é um documento que guarda as informações sobre o andamento das obras com segurança e organização. Frequentemente, por considerarem um processo burocrático e demorado, nem sempre isso é cumprido.

Muitas vezes este relatório é feito manualmente e armazenado em papel, o que dificulta o armazenamento e consulta das informações. no entanto, o que muitos não sabem é que existe a versão digital do diário de obra. Assim, além de manter a conformidade com as normas e garantir o pleno controle das atividades, você faz isso de modo prático e fácil.

Então, se você precisa conhecer melhor os benefícios do diário de obra, principalmente o digital, continue a leitura e descubra!

Banner
loading…

Benefícios do Diário de Obra Digital

1. Facilita o acompanhamento das informações

Contar com ferramentas tecnológicas que registrem e facilitem o acesso a informações, aumenta o controle e pode ajudar muito. Principalmente quando a solução utilizada possibilita o acréscimo de imagens e outros tipos de arquivos.

Algumas informações que podem ser registradas para servirem para consultas posteriores são:

  • profissionais no canteiro de obra;
  • número de horas trabalhadas;
  • atividades em andamento;
  • produção da mão de obra;
  • controle de equipamentos;
  • registro de não conformidades.

Imediatamente, com essas informações armazenadas de forma segura e organizada, fica mais fácil justificar alterações. Desta forma, você pode apresentar dados para negociar prazos com clientes, discutir com empreiteiros e fornecedores situações de imprevistos etc.

2. Serve como documento comprobatório

Geralmente o diário de obra atua como subsídio para provar que as demandas foram cumpridas conforme as especificações. Em muitos casos, o diário de obra é utilizado como referência para futuras medições de obras.

Simultaneamente, em caso de eventualidades, ele é um excelente documento de consulta. Afinal, ele serve para avaliar o que pode ter ocasionado gastos inesperados, falhas técnicas e até acidentes de trabalho.

3. Garante conformidade com a lei

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) tornou obrigatório o uso de um documento chamado Livro de Ordem. As informações contidas neste documento são semelhantes ao diário de obra como: dados do empreendimento e responsável técnico, datas de início e término de atividades, acidentes e danos materiais, períodos de interrupção de trabalho e etc.

Este documento ainda pode ser uma exigência no contrato entre prestadores de serviços e o próprio contratante. Isso quer dizer que aqueles que descumprirem essas exigências podem sofrer advertências e multas. Em um mercado competitivo, não pega nada bem levar esse tipo de infração, certo?

Então, fazer uso de um diário de obra, além de facilitar o acompanhamento da obra, evita transtornos e situações desnecessárias.

4. Auxilia no acesso a documentos

A versão digital do diário de obra pode ser ainda mais benéfica ao facilitar o acesso às informações armazenadas. Além de eliminar a necessidade de armazenamento de documentos físicos, ele permite ao gestor consultá-lo de qualquer lugar.

Definitivamente, desde que o gestor verifique o documento, qualquer profissional que tenha acesso à ferramenta digital poderá realizar esses registros. Assim o processo se torna mais ágil e menos burocrático.

– Leia também: APP para diário de obra: conheça as principais vantagens do uso

Saiba como o Mais Controle pode te ajudar!

Cuidar da gestão de obras nunca foi tarefa fácil. Afinal, são muitas tarefas e pouco tempo para executá-las como gostaríamos.

O Mais Controle oferece a tecnologia e as ferramentas necessárias para você cuidar de todos os aspectos do gerenciamento da obra. E, além disso, também conta com um módulo totalmente dedicado ao relatório diário de obras. Integrando seus processos e ajudando você e sua equipe a realizarem um bom acompanhamento da construção.

Conclusão

Contar com um diário de obra é mais do que uma vantagem extra para a construção civil, é uma obrigação. Com ele, fica muito mais fácil a acompanhar a evolução das atividades, a fazer o registro das ocorrências, a monitorar e direcionar as tarefas, a controlar os prazos e os resultados do trabalho executado.

Além disso, se você deseja ter mais destaque nesse mercado, migrar da ferramenta manual para a digital é ainda melhor. Entre em contato conosco para saber mais!

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita para conferir como fazer uma correta gestão de obras e aprofunde-se no assunto!