Relatório Diário de Obras (RDO): 3 vantagens para a empresa

Relatório Diário de Obras (RDO): 3 vantagens para a empresa

Atualizado em 21 julho, 2020
por Marcel Ribeiro

O relatório diário de obra é uma ferramenta essencial para se fazer um bom acompanhamento da construção. Ele ajuda a acompanhar a evolução das atividades, a fazer o registro das ocorrências, a monitorar e direcionar as tarefas, a controlar os prazos e os resultados do trabalho executado. Caso este documento seja compartilhado ele pode aumentar a satisfação dos seus clientes.

Quando a construtora possui um relatório diário de obra devidamente preenchido, este torna-se um importante documento de registro para futuras consultas. É comum que este documento seja um principal instrumento para o esclarecimento de dúvidas sobre o andamento das obras.

Para que um diário de obra cumpra a sua função é necessário ter disciplina e assiduidade para fazer o preenchimento correto. É preciso informar os serviços em execução e os locais das atividades. Caso esse registro não seja feito, significa expor o cliente da obra e os seus contratados à riscos indesejados.

Sua empresa já controla todas as atividades de forma digital? Quer saber como isso é possível e quais as principais vantagens de investir nesse controle? Então, continue a leitura até o final e se atualize sobre o assunto.

O que é o Relatório Diário de Obras (RDO)?

O Relatório Diário de Obras é o registro, dia a dia, das atividades realizadas em um projeto de construção. Antes, essa tarefa demandava o uso de papéis, plantas e checklists impressos, o que acarretava informações duvidosas ou erradas.

O fato é que tal controle é fundamental e transmite mais transparência, profissionalismo e comprometimento com ao cliente ou investidor. Além disso, o diário de obra pode contribuir para o resultado final da obra. Principalmente no que tange à melhoria da alocação e do controle dos recursos materiais e de mão de obra.

Com o avanço da tecnologia, o que era basicamente manual passou a ser digital. Dessa forma, o diário tornou-se uma solução automatizada para as empresas e os prestadores de serviços da construção civil.

O objetivo do relatório diário de obras é relatar, detalhadamente, todas as ocorrências diárias dentro do período da construção. De forma a destacar tudo o que foi executado, gasto ou previsto por etapa, setor ou colaborador.

O que é registrado no RDO?

No Relatório Diário de Obras são registradas todas as atividades importantes para o andamento da obra, garantindo mais informações e dados para a tomada de decisão em cada uma das etapas.

Os principais registros necessários no RDO são:

  • Data do relatório;
  • Condições do tempo;
  • Mão de Obra;
  • Equipamentos;
  • Atividades;
  • Ocorrências;
  • Materiais recebidos;
  • Comentários;
  • Fotos.

Quais as vantagens do RDO para a obra?

Como visto, existem várias funcionalidades do Relatório Diário de Obras que facilitam desde os controles gerais até a previsão de orçamentos. 

A seguir, destacamos alguns desses benefícios atrelados ao RDO. Confira! 

1. Monitoramento das atividades

Controlar os custos da construção civil é um desafio para empresas e profissionais do setor. Além disso, quando esse ponto não recebe atenção e não é bem trabalhado, pode haver desconfiança por parte dos clientes e fornecedores.

Realizar um bom monitoramento das atividades significa evitar desperdícios, compras fora do planejamento e prejuízos não previstos. Assim, o diário de obras funciona como uma forma de controle detalhado e didático. Dessa forma, tanto os responsáveis pelo projeto como o cliente poderão ter uma visão mais ampla e transparente o andamento da obra.

2. Aumento da produtividade

Ter controle das atividades é sinônimo de mais eficiência. A partir disso, é possível  aumentar a produtividade das atividade e obter melhores resultados na entrega ao cliente. Isso permite, por exemplo, finalizar a obra uma semana antes do previsto, proporcionar uma economia vantajosa ao final da entrega. Isso pode levar até mesmo a compra, por parte do cliente, de serviços extras, devido a economia de tempo e dinheiro no projeto.

Não que esses exemplos sejam regras, mas o RDO permite que seus serviços sejam mais flexíveis e produtivos. Isso é ocasionado devido a um controle mais frequente e detalhado.

3. Cumprimento de prazos

Quem atua com obras sabe que é desconfortável ter que negociar um aumento de prazo com o contratante. Certo? Isso pode impactar os planejamentos dos clientes, fragilizar a relação comercial e até mesmo acarretar a quebra de contratos.

O Relatório Diário de Obras pode auxiliar nesse controle de cronograma, já que expõe o andamento diário da obra. Além disso, destaca tudo que já foi entregue e gasto, além de quanto será necessário até a conclusão.

É comum que obras atrasem por simples modificações solicitadas pelos próprios clientes. Por isso, mesmo pequenas alterações ou ocorrências devem ser registradas para servir como provas para a negociação de prazos.

Conclusão

Em conclusão, utilizar o RDO pode auxiliar sua empresa a reduzir custos, aumentar a produtividade e cumprir prazos mais facilmente. Esses fatores se tornam diferenciais competitivos na medida que você terá mais insumos, tomando decisões assertivas e impulsionando seus resultados.

Se a sua empresa ainda não adotou tal prática, não perca tempo e invista em tecnologias próprias para isso. Com a ajuda de um ERP você extrai dados e informações para o controle dos seus projetos, melhorando a eficiência de seus serviços.

Quer um exemplo pronto de Relatório Diário de Obras? Então, baixe um modelo pronto e comece a controlar todas as suas atividades.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!