Você sabe qual a importância do relacionamento com o cliente?

Última atualização: 05/10/2020 | 4 min. de leitura

O atendimento ao cliente consiste na disponibilidade de suporte antes da venda, durante as negociações e no pós-venda. Uma boa assistência pode contribuir para a melhoria da experiência de compra.

Por Marcel Ribeiro

Mais importante do que concluir uma venda, é possibilitar uma experiência marcante e estabelecer uma conexão com o mercado. O aprimoramento contínuo das estratégias de relacionamento com o cliente é importante para garantir a sua satisfação.

Por esse motivo, criar soluções para uma comunicação personalizada é um dos maiores desafios para quem busca bons resultados. Muito se fala sobre técnicas para encantar clientes, contudo, para isso, é fundamental ter processos padronizados voltados para esse objetivo.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar qual é a relevância de focar nas atividades relacionadas ao atendimento ao cliente. Continue lendo para saber todos os detalhes!

Qual é a importância do relacionamento com o cliente?

Empresas que apostam na criação de estratégias de satisfação dos clientes podem conquistar diversos benefícios. Leia os exemplos abaixo:

Ajuda a consolidar a imagem da marca

Neste momento estamos falando sobre a forma como a sua empresa é percebida pelos seus potenciais clientes no mercado. Você saberia dizer se a menção ao seu nome gera confiabilidade e segurança ou uma reação negativa? Essa é a imagem da marca que se torna cada vez mais conhecida com a criação de relacionamentos duradouros.

Pensar somente nos resultados obtidos com a operação de compra e venda representa uma visão limitada desse processo. Afinal, fechar uma negociação tem um valor monetário, mas a conquista do sucesso requer mais do que isso.

Otimiza as estratégias de venda

Estratégias que focam no produto já fazem parte do passado. Hoje, as empresas estão mais conscientes de que o cliente e as suas necessidades é o que mais importa. Por outro lado, muitos profissionais da área de vendas ainda não perceberam isso. Ou seja, ainda estão presos crendo que os seus serviços são os únicos que os cliente precisam.

Contudo, novas práticas demonstram que o cliente tem a percepção do seu papel no momento da compra. Ou seja, o poder de escolha está em suas mãos é necessário inserir o cliente no contexto do serviço. Esperar a tomada de decisão pode ser desafiador, mas é a tática que tem se mostrado mais eficiente.

Permite segmentar o seu público-alvo

Mais do que vender, o propósito do seu negócio deve ser realizar vendas para a pessoa certa. Uma das maiores fontes de insatisfação de clientes é a aquisição de um serviço incompatível com as suas necessidades.

As empresas lidam frequentemente com a perda de clientes devido à falta de cuidado no momento de segmentar seu público. Portanto, direcionar ofertas para o seu potencial consumidor é uma boa alternativa quando o assunto é retenção de clientes.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Apesar de não haver uma receita de bolo, é possível listar algumas recomendações que ajudam a direcionar os esforços:

  • procure conhecer o seu cliente e colete informações sobre os seus hábitos, interesses e histórico de consumo;
  • enxergue o seu trabalho como uma solução para o problema que o potencial cliente está enfrentando;
  • treine a sua equipe para desenvolver estratégias de vendas e relacionamento focadas no cliente;
  • estabeleça uma relação de confiança por meio de uma comunicação aberta e transparente.

Conclusão

Como visto no artigo, o principal foco das empresas no processo de compra deve ser o cliente e suas necessidades. Fica claro que o objetivo é construir um relacionamento com o cliente que seja benéfico para ambas as partes. Essa relação de parceria e cooperação é o que possibilita encantar o público e, consequentemente, conquistar a sua fidelização.

Esse artigo foi útil? Caso você tenha gostado, deixe seu comentário e assine nossa newsletter! Não deixe de acompanhar a nossa página no Facebook.