Você sabe quais são as técnicas de construção a seco? Confira!

Última atualização: 16/11/2021 | 4 min. de leitura

As técnicas de construção a seco vêm crescendo no mundo todo e simplificam  as etapas das obras. O grande objetivo é trazer para as obras mais qualidade, segurança, agilidade e economia. 

Por Marcel Ribeiro

Métodos de construção a seco são bastante comum em vários países ao redor do mundo e estão ganhando corpo no Brasil também. A razão disso é que esse modelo construtivo pode oferecer diversas vantagens que vão desde economia de tempo até uma maior sustentabilidade. Cada vez mais se realiza as obras dessa maneira no país e a tendência é que seu uso aumente ainda mais.

Este artigo fala, exatamente, a respeito dessa técnica de construção bem útil. Ao ler o texto, você entenderá como se dá o procedimento de construção a seco e poderá conhecer quais são as principais técnicas usadas na atualidade. Logo após, saberá, de modo detalhado, como conseguir os vários benefícios proporcionados. Ficou interessado na leitura? Então prossiga!

O que é construção a seco?

A expressão construção a seco remete à ideia de não utilizar água no sistema construtivo. Quando isso acontece, temos uma construção úmida que é a modalidade mais praticada no Brasil. No modo a seco, se faz as peças previamente de modo industrializado e, posteriormente, transportadas ao local da obra.

Dessa forma, é necessário observar que a mão de obra também precisa ser diferenciada. Como o modelo de construção requer especificidade, os trabalhadores envolvidos precisam ter a especialização adequada. Existem diversos métodos de construção a seco, conforme verá a seguir.

Quais são as principais técnicas de construção a seco existentes?

Uma das técnicas de construção a seco mais conhecida e praticada é o drywall. Nesse método, as paredes são duas placas de gesso que deve-se montar sobre uma estrutura de aço previamente fixa. E assim, sucessivamente, cobertas com papel acartonado podendo haver mantas entre as placas. Isso fornece ótimo isolamento acústico e térmico.

Há também a opção de construir a seco por meio da técnica de steel frame, na qual toda a construção se apoia em uma estrutura de aço previamente montada. Como ela é mais leve que a alvenaria, pode-se fixa com chumbadores em sua fundação de modo bastante simplificado. Além dessa técnica, é possível usar os modelos de parede dupla de concreto, wood frame ou painéis de EPS.

Quais são as principais vantagens desse método construtivo?

Um dos grandes benefícios da construção a seco é ser um modelo de maior sustentabilidade. A redução do do consumo de água é significativa e ainda há menor geração de resíduos. Pode-se reciclar vários materiais que fazem parte do processo e a obra final é mais eficiente do ponto de vista energético.

Além disso, é um método muito mais rápido de construção, pois não é necessário esperar por nenhuma secagem. Isso reduz o tempo necessário para a conclusão. Há também a forte presença de tecnologia que torna o procedimento muito mais seguro, pois atende-se todos os padrões de qualidade na fabricação industrial das peças.

Conclusão

A construção a seco tende a continuar crescendo no Brasil e no mundo e as razões para isso são óbvias. É um método de trabalho que preza pela eficiência e economia. Essas características soam como música nos ouvidos de quem precisa levantar um empreendimento. Se alcança isso por meio do processo de industrialização das peças que somente em momento posterior são montadas. Lembre-se que é preciso mão de obra qualificada para realizar a construção a seco.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo indicando o que achou dos métodos de construção a seco!