Selos de sustentabilidade em obras: quais são e por que investir?

Na construção civil o equilíbrio entre a preservação ambiental e as atividades econômicas se tornou uma necessidade. Um exemplo disso é a ascensão de selos de sustentabilidade em obras. Trata-se de certificações que demonstram a responsabilidade de uma construtora em reduzir os impactos ambientais das suas atividades.

Você sabe quais são os principais selos de sustentabilidade e por que investir nessa certificação? Saiba como esses selos podem melhorar sua visibilidade diante dos seus clientes e até mesmo reduzir seu gasto com insumos.

Se deseja conhecer mais, continue a leitura deste post e conheça os selos sustentáveis mais relevantes e a importância deles para o seu negócio!

Banner clicável da planilha de orçamento para obras

O que é o selo de sustentabilidade e qual o seu objetivo?

O selo sustentável consiste em certificações que comprovam que a construtora desenvolve suas atividades em conformidade com o meio ambiente. Ou seja, atesta perante a sociedade e clientes que desenvolve ações sustentáveis e com foco na redução de impactos ambientais.

Quais são os principais selos de sustentabilidade em obras?

Para se certificar no selo sustentável, a empresa tem diversas opções de certificadoras que atuam especificamente na construção civil. Veja quais são os principais selos sustentáveis em obras disponíveis no mercado:

Selo Casa Azul

É um selo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e aplicado para imóveis financiados pela instituição. O objetivo é melhorar a qualidade e estimular o uso consciente de recursos naturais na construção civil.

Certificação LEED

Uma das certificações ambientais mais conhecidas no mundo, a LEED é desenvolvida pela U.S. Green Building Council. É uma certificação que avalia diversos aspectos sobre a sustentabilidade em uma obra, como terrenos, uso consciente dos recursos naturais e redução de emissão de gases.

Selo eureciclo

O Selo eureciclo é desenvolvido pela New Hope Ecotech e certifica empresas que otimizam a reciclagem e a logística reversa. É uma certificação importante para permanecer de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Certificação AQUA-HQE

A certificação AQUA-HQE é de origem francesa e atua no Brasil desde 2008 pela Fundação Vanzolini. É a certificação de Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento e avalia o projeto nas categorias de eco construção, ecogestão, conforto e saúde.

Por que é importante investir em selos de sustentabilidade?

Para se destacar e alcançar o sucesso no mercado, um dos principais fatores que deve ser considerado é a sustentabilidade. Embora a certificação no selo sustentável não seja uma obrigação legal, ela pode proporcionar benefícios importantes, como:

  • Aumentar a competitividade;
  • melhorar a imagem da empresa;
  • reduzir custos;
  • evitar desperdícios;
  • melhorar a gestão interna;
  • facilitar o acesso a linhas de crédito;
  • contribuir para a preservação ambiental;
  • facilitar a permanência em conformidade com as leis.

Banner clicável para conhecer nossas funcionalidades e melhorar a gestão de suas obras

Como obter o certificado de sustentabilidade na obra?

Cada selo de sustentabilidade tem suas próprias metodologias e requisitos básicos para certificação. Por isso, é fundamental definir qual o melhor selo, analisar todas as exigências e implementar nos processos e projetos.

É importante realizar uma reunião com a gestão da empresa e definir um planejamento estratégico para implementação das melhorias. Com o apoio de todos, as mudanças sustentáveis serão sólidas e permanentes, facilitando a certificação.

A partir da mudança de cultura, implementação de práticas conscientes e de uma gestão moderna a certificação se torna palpável. Dessa forma, o negócio usufrui de vantagens cruciais para transmitir confiabilidade ao público-alvo.

Conclusão

Em conclusão, o desenvolvimento econômico consciente é uma necessidade iminente do setor da construção. Portanto, ter o selo de sustentabilidade é uma forma de contribuir com o meio ambiente e impulsionar os resultados do negócio. Dessa forma é possível melhorar seus resultados com obras e o marketing da sua empresa, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Gostou do post? Se você deseja ler conteúdos relevantes sobre diversos assuntos da construção civil, assine nossa newsletter e receba informações incríveis diretamente no seu e-mail!

Compartilhe

Marcel Ribeiro

Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

IMPORTANTE: Seu nome e e-mail não serão divulgados para o público.

Seja o primeiro a receber as novidades do Mais Controle