Saiba o que é e como fazer a nutrição de leads para construtoras e incorporadoras

Em um cenário cada vez mais digitalizado e competitivo, novas técnicas de fechamento de negócios são desenvolvidas diariamente. Uma das mais eficientes é a nutrição de leads por meios de comunicação digitais. Por meio dela, é possível aumentar o conhecimento do lead sobre seu produto e estreitar um relacionamento que pode culminar em vendas.

Neste artigo falaremos sobre o que é a estratégia conhecida como inbound marketing, afinal é dela que vem a nutrição de leads. Assim, você poderá entender o que significa alimentar um contato com informações úteis, além de como isso pode ser feito.

Pronto para a leitura? Então siga em frente!

O que é um lead?

Um Lead é uma oportunidade de negócio para sua empresa, ou seja, é um potencial cliente. Podemos dizer também, que um lead é um visitante do seu site que se cadastrou e deixou alguma informação de contato. Dessa forma, gerar e atrair leads quer dizer que seus visitantes estão demonstrando interesse em seus conteúdos, por exemplo.

O que é inbound marketing?

Toda construtora e incorporadora deve ter como boa prática empresarial a expansão de sua carteira de clientes. Uma das formas de conseguir esse avanço é por meio de estratégias de inbound marketing. Essa metodologia tem como foco atrair pessoas e relacionar-se com elas, de modo que negócios sejam firmados com o passar do tempo. Dessa forma é possível atrair potenciais clientes que não conheciam sua empresa e aumentar suas chances de venda.

Para conseguir atrair inicialmente possíveis interessados, a técnica inbound se vale do meio digital para alcançar seu fim. Assim, é preciso produzir conteúdos que atendam às dúvidas e expectativas de quem está buscando por respostas. Basicamente, as plataformas usadas para isso são as redes sociais, blogs e emails.

O que significa fazer a nutrição de leads?

Depois que a etapa de atração é colocada em prática pelo inbound marketing, os visitantes começam a chegar. Ao acessarem o site da construtora e incorporadora, as pessoas precisam encontrar a dúvida que as fez buscar as respostas no Google, por exemplo. Nesse momento, alguma oferta de valor deve ser feita para essa pessoa em troca de algum contato, como o e-mail ou o número de telefone. Por consequência, ela passa a ser um lead e, de certa forma, a ter algo em comum com a empresa.

De posse desse contato, inicia-se um processo conhecido como fluxo de nutrição. Geralmente são usados e-mails como forma de abrir o contato com o lead, no sentido educá-lo com seus conteúdos. Isso também aumenta o nível de relacionamento. Logo, a expectativa é que o desfecho seja a efetivação da venda.

Banner clicável para conhecer nossas funcionalidades e melhorar a gestão de suas obras

Como a nutrição de leads deve ser feita?

Após as etapas de atração e de captura de contato, chega o momento de nutrir o visitante recém-transformado em lead. Para que isso aconteça, é necessário desenvolver um fluxo de nutrição baseado em uma sequência lógica de e-mails. O lead será nutrido por informações durante certo período, até que esteja pronto para receber o contato da equipe comercial.

Para que esse processo seja possível, é necessário contar com uma ferramenta de automação de e-mail marketing. Por meio dela, pode-se automatizar a coleta de contatos e o disparo de e-mails. Outros dados estratégicos também podem ser informados, como a taxa de abertura e engajamento dos e-mails. O recurso indicará quais foram os contatos que percorreram o funil de vendas junto desse processo.

Conclusão

Como foi dito, a nutrição de leads é uma estratégia de vendas altamente eficiente. Por meio dela, é possível estreitar o relacionamento com uma base de contatos de forma que a venda seja favorecida ao longo do processo. Ao disparar e-mails, um visitante convertido em lead pode ser nutrido por informações relevantes. Assim, com o número de negócios fechados pode se ter um crescimento exponencial.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário nos dizendo o que achou dessa estratégia de vendas altamente modernizada! Nos acompanhe também nas nossas redes sociais!

Compartilhe

Marcel Ribeiro

Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

IMPORTANTE: Seu nome e e-mail não serão divulgados para o público.

Seja o primeiro a receber as novidades do Mais Controle