Escolha uma Página

O controle de obras está muito ligado a questões orçamentárias e, caso isso seja feito de modo desleixado, pode haver prejuízos nas finanças e na qualidade do empreendimento. Pensando nisso, na construção civil existe uma tarefa muito importante para evitar esses problemas: a medição de obras.

É a partir dela que se pode monitorar o andamento da obra, corrigir falhas e prevenir atrasos. Ou seja, para que uma obra chegue ao resultado final com o menor tempo e custo possível, é fundamental realizar aferições. Por isso, a medição de obras na construção civil é essencial.

Quer saber mais como funciona esse processo de medição de obras e os critérios utilizados? Continue a leitura e descubra!

O que é a medição de obras na construção civil?

Na construção civil é necessário vários serviços para a realização de uma obra. As medições irão acompanhar e controlar o início e a finalização de cada um deles. Logo, ela é utilizada para acompanhar o avanço e controlar a qualidade dos serviços.

Além de analisar a compatibilidade entre o que foi executado e o que estava previsto, a medição de obras mensura os recursos utilizados dentro do cronograma. Por exemplo os materiais, mão de obra e equipamentos. Isso facilita o pagamento e desembolsos mensais para acompanhar uma obra.

Dessa forma, a medição de obras sistematiza todas as atividades e serviços necessários ao projeto e faz isso de acordo com as particularidades de obra.

Qual a importância desse processo na construção civil?

A construção civil não precisa somente do controle da execução da construção, mas também da qualidade da obra. Por isso, a medição de obras é importante ao:

  • identificar erros no processo de construção da obra;
  • aumentar as chances de compatibilidade entre o que foi programado e a obra executada;
  • trazer informações que otimizem o tempo, caso seja necessária uma tomada rápida de decisões quanto à construção.

Quais os critérios para medição de obras na construção civil?

Os critérios de medição de obras podem ser estipulados pelas normas oficiais ou pela própria construtora. Seja como for, é importe prestar atenção a eles.

Estrutura de concreto

A forma mais prática é medir os eixos e, para ter mais precisão, medir de face a face também. Geralmente, os carpinteiros são pagos por empreitada, os armadores por kg de ferro lançados e os profissionais responsáveis pelo concreto devem ser pagos por m³ lançado.

Alvenarias

Nesse caso, a área total deve ser calculada, e apenas a área excedida 2 m² em cada vão deve ser descontada. Isso porque o tempo de trabalho para fazer o recorte da área é o mesmo que para preencher o vão com alvenaria.

Revestimentos

Mede-se a área total de aplicação em que o material foi aplicado e, onde houver vãos e janelas, deve ser descontado.

Para que essa medição ocorra com mais precisão, é importante prestar atenção a algumas orientações e materiais necessários:

  • limpeza do terreno;
  • escavação para fundações;
  • reaterro de valas;
  • alicerce de pedras;
  • alvenaria de tijolos.

Conclusão

Realizar uma medição de obras corretamente é fundamental para elaborar um orçamento próximo da realidade. Um erro de medição de obras na construção civil pode gerar inúmeros prejuízos.

Vimos que as medições irão acompanhar e controlar o início e a finalização dos serviços. Em conclusão, ela é utilizada para acompanhar o avanço e controlar a qualidade dos serviços.

Sentiu interesse no assunto e quer aprender mais? Então, aproveite a visita para conferir nosso post sobre a gestão de compras na construção civil!