Livro de ordem: como usar e principais diferenças do Diário de Obra

Última atualização: 13/12/2022 | 9 min. de leitura

O Livro de Ordem, também conhecido como Caderneta de Obras, é um instrumento em que devem ser registrados todos os trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de obra. Entenda sua importância e principais diferenças em comparação ao Diário de Obras.

Por Marcel Ribeiro
Livro de ordem: como usar e principais diferenças do Diário de ObraLivro de ordem: como usar e principais diferenças do Diário de Obra

Tanto o Livro de Ordem quanto o Diário de Obras são documentos muito importantes no controle e prestação de contas das construtoras em uma obra.

Isso porque as obras dependem de uma série de detalhes e documentações específicas para que estejam dentro dos parâmetros esperados e regulamentações existentes. 

Dessa forma, é fundamental conhecer o dia a dia do canteiro de obra, as responsabilidades das equipes e a produtividade na realização de tarefas. Isso faz com que o acompanhamento da evolução de cada etapa seja mais assertivo, evitando desperdícios.

Por isso, o Livro de Ordem e o Diário de Obras se tornam fundamentais e determinantes nos resultados da sua obra. 

Entretanto, para garantir que esses documentos otimizem suas obras, sem se tornar muito burocrático, é necessário entender melhor o que são e como usá-los.

Pensando nisso, no conteúdo abaixo vamos mostrar tudo sobre o Livro de Ordem.

Continue a leitura e confira:

  • O que é Livro de Ordem?
  • Por que usar o Livro de Ordem?
  • Dicas de como realizar um Livro de Ordem de maneira simples
  • Quais as diferenças entre Diário de Obra e Livro de Ordem?
  • Quais informações precisam ser registradas no Livro de Ordem?
  • Como a Mais Controle pode ajudar?

O que é Livro de Ordem?

Em resumo, o Livro de Ordem, também conhecido como Caderneta de Obras, é um instrumento em que devem ser registrados todos os trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de obra.

Dessa forma, esse documento é uma ferramenta de valorização profissional, que verifica a efetiva participação das equipes e serviços na execução de uma construção, garantindo maior qualidade das obras.

Consequentemente, devem ser anotados no Livro de Ordem:

  • As orientações da execução; 
  • A participação de terceiros (como empresas e particulares); 
  • A ocorrência  de acidentes e danos materiais ocorridos durante os trabalhos;
  • Períodos de interrupção dos trabalhos e seus motivos;  
  • Tatos e detalhes que, pelo responsável técnico da obra, devam ser registrados.

Nesse sentido, o uso desse instrumento é obrigação do responsável técnico pela obra, que deve mantê-lo permanentemente no local da realização do trabalho, durante todo o período de suas atividades.

Além disso, o Livro de Ordem é instituído nacionalmente pela Resolução Confea n.º 1094, sendo obrigatório para todas as atividades dos profissionais registrados no Sistema Confea/CREA.

Por que usar o Livro de Ordem?

Além das questões legais e burocráticas, a complexidade das obras requer a adoção de ferramentas que auxiliem no acompanhamento eficiente da obra e serviços de uma equipe. 

Dessa forma, o mercado oferece uma série de softwares, como o Mais Controle. O sistema possui funcionalidades para o registro diário de obras, integração com o cronograma físico-financeiro, criação de relatórios, entre outras vantagens de otimização do trabalho.

Por isso, o Livro de Ordem tem o objetivo de unir a necessidade legal com a utilidade de um documento prático e gratuito de gestão de obras.

Além disso, o Livro de Ordem traz mais os seguintes benefícios:

  • Comprova a autoria de trabalhos;
  • Garante o cumprimento das instruções, tanto técnicas como administrativas;
  • Diminui e impede as dúvidas sobre a orientação técnica relativa à obra;
  • Avalia os motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho;
  • Fonte de dados e detalhes para trabalhos estatísticos de toda uma obra.

Em resumo, quando seu empreendimento possui um Livro de Ordem preenchido devidamente, é a garantia da memória escrita da obra, facilitando sua fiscalização. 

Por que usar o Livro de Ordem?

Dicas de como realizar um Livro de Ordem de maneira simples

Como vimos, tanto o Livro de Ordem quanto o Diário de Obra visam registrar todas as etapas, detalhes e riscos de uma construção, garantindo qualidade e segurança a todos.

Mas, como fazer um Livro de Ordem eficiente e de maneira simples?

Pensando nisso, nós da Mais Controle selecionamos 3 dicas de como fazer. Confira!

1. Preencha o Livro de Ordem diariamente

Deixar para preencher o Livro de Ordem no dia seguinte do serviço pode acarretar em futuros problemas, informações acumuladas e, até mesmo, o descontrole do que foi executado. 

Por isso, planeje-se e preencha diariamente todos os detalhes da obra no momento em que ela ocorre.

Além disso, registre sempre as ocorrências que o serviço tiver, porque é uma informação extremamente relevante para o andamento da obra e sobre a equipe.

2. Arquive os registros com cuidado e em ordem cronológica

Fazer o arquivamento dessas informações, em uma pasta com divisões organizadas por meses e anos, facilita a localização dos documentos. 

Busque utilizar ferramentas que possuem armazenamento em nuvem e criptografia das suas informações para ter mais segurança e comodidade no acesso.

– Leia também: Relatório fotográfico de obra: veja o que é necessário e como fazer

3. Crie uma planilha e tenha um software de gestão de obras

Ter um modelo para executar o seu Livro de Ordem é essencial para que os detalhes da obra sejam registrados de forma rápida e eficiente.

Mas, para que esse processo seja mais ainda otimizado, o ideal é possuir um software de gestão de obras, como o Mais Controle!

Além do que já foi dito anteriormente, o software garante integração entre o financeiro, estoque e os processos diários, melhorando seus resultados através de uma comunicação mais eficiente entre o canteiro de obras e o escritório.

Quais as diferenças entre o Diário de Obra e o Livro de Ordem?

Agora que já entendemos melhor o que é um Livro de Ordem, precisamos saber sua diferença com um Diário de Obra

Primeiramente, o Diário de Obra e o Livro de Ordem têm o mesmo objetivo: registrar o andamento de qualquer obra. 

Além disso, os dois são ferramentas eficientes no:

  • Monitoramento de obras;
  • Controle de obras;
  • Controle de orçamento;
  • Execução de etapas e cronogramas;
  • Conferência de cumprimento das especificações do contrato e das normas estabelecidas para o setor e referentes à gestão de colaboradores.

Entretanto, esses documentos garantem que esses benefícios sejam alcançados por diferentes estratégias e apresentam diferenças em relação à sua obrigatoriedade.

Por exemplo, o Livro de Ordem é um documento obrigatório por meio de uma resolução do Confea. O Diário de Obra, por sua vez, é de escolha da construtora para aprimoramento e organização da gestão de obras.

Além disso, enquanto o Livro de Ordem é elaborado com base nos dados do planejamento e no resultado final, o Diário de Obras é realizado todo dia, mesmo que a etapa iniciada não tenha sido finalizada. 

Dessa forma, no processo de tomada de decisão, correções de imprevistos ou problemas de riscos de atraso, o diário de obras é um documento mais essencial.

Isso porque proporciona uma visão mais profunda das atividades, ou seja, além de possuir o Livro de Ordem, o ideal é ter o Diário de Obras junto.

– Leia também: Diário de obra digital: veja 4 benefícios para o controle das atividades

Quais informações registrar no Livro de Ordem?

Como já comentado anteriormente, na documentação do Livro de Ordem, vale ressaltar que os itens desse documento são bem semelhantes àqueles que contém no Diário de Obras. 

Dessa forma, precisa-se registrar as seguintes informações no Livro de Ordem:

  • Nome das empresas e colaboradores que estão envolvidos, com as suas respectivas responsabilidades no projeto;
  • Datas do começo e conclusão da obra, com o cronograma e etapas determinados;
  • Descrição de atividades e serviços de todas as etapas da obra;
  • Possíveis interrupções, imprevistos e mudanças nos serviços e suas razões;
  • Informações relevantes e importantes para o resultado final do projeto. 

Além disso, deve-se registrar todos os dados das obras, incluindo detalhes, porque essas são algumas das exigências que o Confea fez em sua resolução.

Informações do Livro de Ordem

Como a Mais Controle pode ajudar?

Neste blog, vimos que o Livro de Ordem é a memória escrita de todas as atividades dos responsáveis técnicos relacionadas à obra ou serviço, contando com todas as informações legais e das etapas do empreendimento. 

Além disso, vimos a importância da praticidade, agilidade e efetividade de mecanismos para o registro dessas informações, como é o caso dos softwares de gestão!

Dessa forma, o gerenciamento das suas obras serão muito mais organizadas, completas e sujeitas a menos erros de cálculos, como de orçamentos. 

Para isso, os softwares de gestão para construção civil permitem a produção automatizada de documentos e dados coletados. O Mais Controle garante mais agilidade e controle nos processos antes, durante e depois da obra.

Em resumo, os softwares são uma ótima opção para manter os registros de diferentes obras e filtrar informações por empreendimento.

A Mais Controle ajuda centenas de pequenas e médias empresas a controlarem de forma simples e prática a sua gestão de obras, conquistando resultados melhores.

Com nosso software, você consegue elaborar orçamentos de obras completos com agilidade, utilizando Composições de Custos de Serviços e Insumos próprios ou da base SINAPI

Além disso, contamos com outras funcionalidades como: Gestão Financeira completa, Gestão de Estoque, Elaboração de Proposta Comercial, Curva ABC, Cronograma Físico-financeiro, Gestão de Obras e Diário de Obras APP.

Assista nossa demonstração resumida e faça já um orçamento! 

Quer saber mais sobre gestão de obras? Confira nosso blog!