Veja 6 vantagens competitivas para construtoras venderem mais

Última atualização: 08/04/2022 | 5 min. de leitura

Captar clientes é uma das tarefas mais importantes para uma empresa da construção, visto a responsabilidade de conseguir dinheiro para a operação continuar. E, mesmo com o crescimento, essa tarefa pode se tornar desafiadora à medida que o tempo passa e o volume de informações aumenta.

Por Marcel Ribeiro

Na maioria dos casos, não basta apenas finalizar as obras e entregar os serviços para conseguir resultados bons com vendas. Isso é, você precisa ter diferenciais e vantagens competitivas que sejam relevantes para o seu público alvo.

Caso contrário, a falta de foco e organização pode trazer perdas de vendas para a concorrência.

É bom saber que as empresas da construção civil que executam obras podem atuar em diferentes modalidades, tais como: obras particulares, incorporações, serviços especializados, obras públicas, obras por administração e etc.

Sabendo-se disso, independente da modalidade de atuação, todas essas empresas precisam investir em gestão e processos eficientes. 

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Dicas de vantagens competitivas

Por isso, leia as 6 dicas de vantagens competitivas para serem aplicadas em sua construtora para que tenham mais vendas. 

1. Foco em serviços para nichos específicos

Uma das melhores formas de se destacar do mercado é atuar em um nicho que só você atende com qualidade.

Nesses casos, a concorrência é menor e você terá um grupo mais segmentado de potenciais clientes para focar as suas ações.

Com o passar do tempo, o foco em um nicho específico se torna a melhor arma para vencer a concorrência.

A experiência, somada ao histórico de informações, torna possível uma gestão mais eficiente e a elaboração de orçamentos e cronogramas mais assertivos.

2. Custo mais baixo para o cliente

O preço sempre foi, e sempre será, uma vantagem competitiva para as vendas de serviços de construção civil no Brasil.

Por isso, de nada adianta entregar um serviço com a qualidade ideal, mas ter uma oferta de valor fora da expectativa do seu cliente. 

Atuar na melhoria dos processos pode ajudar a construtora a reduzir custos e assim elaborar orçamentos com bons preços.

Dessa forma, passa a ser uma questão de tempo para a empresa se destacar no mercado.

3. Maior qualidade do serviço

Mesmo quando o seu preço não é o menor disponível, você ainda pode compensar isso oferecendo um produto ou serviço de maior qualidade. Muitos clientes estão dispostos a arcar com um custo mais alto, desde que a empresa contratada atenda suas expectativas. 

Ser uma construtora referência em qualidade pode contribuir para a reputação do negócio a longo prazo, gerando mais valor agregado.

4. Atendimento rápido e eficaz

A qualidade do atendimento é tão importante quanto a qualidade do serviço para obter uma vantagem competitiva em vendas. 

Dessa maneira, se o cliente passa muito tempo esperando um retorno, ou se essa resposta não soluciona sua dúvida, ele provavelmente vai buscar seus concorrentes.

Para reter mais clientes, o processo de atendimento precisa ser eficiente e entregar resultados claros.

Existem sistemas de gestão de obras, como o Mais Controle, que centralizam as informações desde o orçamento à gestão financeira.

Dessa forma, a facilidade e agilidade para gerar orçamentos e propostas comerciais podem aumentar as chances de sucesso da construtora. 

5. Conhecer bem seu público

Hoje em dia, é praticamente obrigatório para toda empresa estudar seu público e suas preferências. Desde já, isso ainda pode ser um dos melhores exemplos de vantagem competitiva. 

Se você entende de forma clara os hábitos de consumo do seu público-alvo, quais são as principais dores e como seu produto ou serviço pode atendê-las, será mais fácil atendê-los e mantê-los fidelizados.

6. Bom relacionamento com o cliente

Falando em fidelização, esse também precisa ser um esforço ativo da sua empresa, já que é muito mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo.

Depois de fechar uma venda, é fundamental fazer o pós-atendimento, uma pesquisa de opinião e manter contato com o cliente.

Isso aumenta as chances de se tornar a construtora ideal e que ele indique novos clientes ou retorne no futuro.

Ouvir o cliente após uma compra, ou mesmo durante uma negociação, é um excelente métodos para encontrar melhorias nos processos.

E, como falamos anteriormente, a melhoria de processos pode ajudar a construtora a reduzir custos e ter mais sucesso em vendas.

Conclusão

Esses são alguns exemplos de vantagens competitivas que você pode buscar implementar na sua construtora. Se diferenciar pela qualidade, tempo, custos e atendimento personalizado são alguns dos caminhos para melhorar seus resultados. 

Porém, é importante lembrar que existem outros métodos, além de ferramentas que vão facilitar essa tarefa. A princípio, o Mais Controle integra os processos de: orçamento, cronograma, compras, estoque, financeiro e acompanhamento de obras.

Em suma, vale notar que a tecnologia está presente na construção e tem gerado vantagens competitivas nas vendas das empresas.