O que é o Procedimento Operacional Padrão (POP) na construção civil?

Última atualização: 18/04/2022 | 4 min. de leitura

A construção civil é um dos setores que mais exigem organização e planejamento do dia a dia. Quanto maior a obra, mais importante é manter o controle das atividades, tanto para garantir a qualidade quanto para manter a segurança dos profissionais que atuam no canteiro de obra. Para isso, serve o Procedimento Operacional Padrão (POP).

Por Marcel Ribeiro

Apesar de sua importância, nem todas as obras utilizam a metodologia do Procedimento Operacional Padrão em seu dia a dia, o que pode ocasionar algumas complicações. Isso pode não ser muito impactante em um trabalho de curta duração, mas fica bem visível em construções maiores e mais demoradas.

Para ajudar a entender melhor, vamos explicar o que é um Procedimento Operacional Padrão, sua importância e dar algumas dicas para que você possa implementá-lo na construção civil. Acompanhe.

Banner
loading…

O que é Procedimento Operacional Padrão?

Também chamado de POP, esse é um documento que reúne um passo a passo para todas as tarefas de rotina em uma empresa. Como o nome já diz, a ideia é usá-lo para padronizar esses procedimentos, de modo que todos os colaboradores que executam esses processos os façam sempre da maneira correta.

Para isso, o documento precisa incluir vários detalhes sobre o procedimento, como:

  • ferramentas usadas;
  • ordem das atividades; 
  • como realizar a atividade.

Ele também deve ser específico nessas descrições, para facilitar a orientação.

Qual é a importância do POP na construção civil?

Como mencionamos, as principais utilidades de um Procedimento Operacional Padrão são a segurança, a consistência e a gestão da informação. Ter um caminho já traçado para cada tarefa evita retrabalhos, minimiza o índice de erros e as chances de acidentes.

Da mesma forma, é mais fácil treinar novos funcionários quando os procedimentos estão mapeados, esclarecidos e bem explicados. Depois que estão instruídos, é mais fácil fazer o planejamento da construção usando como base o tempo e dificuldade previstos para cada tarefa.

Como implementar o Procedimento Operacional Padrão na construção civil?

Adotar o POP em suas obras é um passo importante e que deve melhorar a consistência de todo o trabalho realizado. Confira, aqui, alguns passos para elaborar esse documento.

Esclareça todos os detalhes da atividade

Primeiro, você deve tomar nota de todas as tarefas realizadas na obra. Inclua uma lista de equipamentos, exigências de segurança e outros detalhes relevantes para sua preparação e realização.

Monte um passo a passo para o procedimento

Com as tarefas listadas, você deve montar um passo a passo para sua realização e o resultado que deve ser alcançado. Dessa maneira, é importante que cada estágio seja bem detalhado, de modo que não haja muita margem para interpretação ou erros.

Black Friday Sistema de Gestão de ObrasBlack Friday Sistema de Gestão de Obras

Revise e atualize o POP regularmente

Mesmo depois de concluído e implementado, esse documento precisa passar por revisões periódicas. A introdução de novas ferramentas, migração para obras em diferentes condições, entre outros fatores, exigem que seus procedimentos padrão sejam atualizados de acordo.

Conclusão

Ter um documento de Procedimento Operacional Padrão facilita bastante a administração da obra e promove mais segurança na construção civil.

Além disso, é importante ressaltar sua importância no treinamento de novos colaboradores, facilitando o período inicial do mesmo.

Dessa forma, vale a pena investir uma parte do seu tempo para elaborar seus POPs e contribuir com processos com menos erros nas suas obras.

O que achou dessas ideias para ter um POP eficiente em seus projetos de construção civil? Deixe seu comentário!