As 4 principais ferramentas para engenheiro civil
Diversas ferramentas para engenheiro civil podem ser usadas com o intuito de melhorar a eficiência na execução de obras. Confira as principais e os benefícios dos seus usos na atuação desses profissionais.
Diversas ferramentas para engenheiro civil podem ser usadas com o intuito de melhorar a eficiência na execução de obras. Nesse sentido, produzimos este artigo abordando essa questão.
Por meio da apresentação de 4 ferramentas principais, você entenderá como um engenheiro civil pode potencializar sua atuação.
Continue no artigo e tenha uma boa leitura!
Qual é a importância das ferramentas para a realização do projeto de maneira eficiente?
Alguns projetos de engenharia civil são consideravelmente grandes. São anos a fio de construção e muitos recursos envolvidos, entre eles o capital humano e diversos insumos. Mesmo se for uma obra de médio porte, muitas variáveis estarão envolvidas.
Dessa forma, a melhor maneira de conduzir um projeto de maneira adequada é lançando mão de ferramentas dedicadas a prover auxílio à construção. Um engenheiro civil eficiente certamente usa todos os recursos que estão ao seu alcance para atingir esse objetivo.
Quais são as 4 principais ferramentas para engenheiro civil?
Veja a seguir as 4 ferramentas com maior utilidade para o desempenho da profissão de engenheiro civil. Confira.
1. Tabela SINAPI
A tabela SINAPI é uma importante ferramenta para um engenheiro civil. Por outro lado, o órgão responsável por sua atualização e emissão é a Caixa Econômica Federal. Então, nela estão dispostas as composições de preços de diversos materiais e serviços de ampla utilização na construção civil. Assim, é possível elaborar orçamentos cada vez mais precisos e confiáveis antes mesmo de iniciar uma obra.
2. Métricas de produtividade
É muito importante mensurar corretamente todo o trabalho realizado. Dessa forma, o bom trabalho de um engenheiro deve contar com métricas de produtividade.
Isso quer dizer que tudo o que produzir tem metas e pode-se acompanhar por meio de indicadores que são importantes para a construção civil. Dessa forma, é possível saber o que manter e o que corrigir.
– Leia também: Produtividade na construção civil: para que serve e como calcular?
3. Software de gestão de obras
O número de dados e processos para monitorar nas obras é grande. Por isso, vale sempre a pena contar com a tecnologia na construção civil.
Com um software para construção civil, o gerenciamento de materiais, mão de obra e processos logísticos fica muito mais facilitado, melhorando o resultado final.
Utilizar um software de gestão de obras é a melhor forma de economizar tempo e garantir bons resultados na gestão da empresa. Assim, através da integração entre os processos o Mais Controle tem contribuído para o sucesso de milhares de clientes.
4. Tecnologia BIM
A Modelagem de Informação da Construção Civil (BIM) permite que os modelos que referenciam os projetos sejam muito mais completos do que os desenhos tradicionais. Por meio deles, é possível ter acesso a um grande conjunto de dados precisos que elevam a produtividade de um gestor de obras.
– Leia também: Plataforma BIM BR: entenda o que é e como ela vai impactar o seu negócio até 2028
Conclusão
As ferramentas para engenheiro civil disponíveis atualmente são capazes de tornar seu trabalho cada vez mais efetivo e eficiente. Dessa forma, o melhor caminho é entender o que existe hoje no mercado e usar da melhor maneira possível. É assim que se alcança grandes feitos e uma carreira brilhante pode ser construída.
Agora que você conheceu sobre as ferramentas que mais ajudam na rotina de um engenheiro civil, que tal entrar em contato conosco e conhecer nosso software de gestão para a construção civil? Será um prazer ajudar você!