Crédito associativo na construção civil: conheça as vantagens para a sua construtora

Última atualização: 13/10/2022 | 4 min. de leitura

Esse tipo de crédito ofertado pelas instituições pode ser muito útil para a sua empresa, embora alguns gestores nunca tenham ouvido falar dessa possibilidade, enquanto outros não sabem o que significa exatamente.

Por Marcel Ribeiro

O crédito associativo na construção civil ajuda a poupar tempo, gerir recursos financeiros e evitar atrasos nas obras em virtude da falta de dinheiro. Portanto, essa modalidade funciona a favor de proprietários de imóveis, sócios de construtoras e incorporadoras ativas no mercado.

A modalidade impede que as equipes de projetos fiquem paradas e se mostra valiosa já que oferece uma série de vantagens.

Quer saber o que é e como funciona o crédito associativo na construção civil? Continue a leitura deste artigo!

O que é o crédito associativo na construção civil?

Na construção civil, o crédito associativo é uma ferramenta utilizada para a concessão de financiamento para as construtoras. O valor é concedido para empreendimentos que sejam membros de uma determinada associação. 

A principal vantagem desse tipo de crédito é que ele permite o acesso aos recursos financeiros com taxas de juros mais baixas.

Além disso, essa modalidade também é vantajosa por que pode ser utilizada para financiar os mais diversos projetos de construção. Sendo assim, as empresas da construção civil devem considerar o uso desse tipo de crédito para manter os seus custos de financiamento baixos. 

O crédito associativo exige dois elementos fundamentais: participação de associação e um bom score.

Como esse sistema de crédito funciona?

O crédito associativo é um sistema em que as construtoras podem se tornar associadas de uma obra e, em troca de uma taxa, receber créditos que podem ser utilizados para compensar impostos. 

Entretanto, uma das principais características dessa modalidade é que ela permite que as empresas compensem os seus impostos sem precisar investi-los no próprio projeto.

A modalidade ajuda as empresas a economizar no pagamento de juros se puderem pagar os seus tributos antecipadamente. 

Entretanto, é possível que um associado saia no meio de um projeto e que seja necessário encontrar outro que esteja disposto a participar. Afinal, a construtora precisa reunir um grupo de compradores que queiram fazer parte do empreendimento.

Quais as vantagens dessa modalidade?

Inicialmente, é importante entender que o crédito associativo é flexível, ou seja, quanto mais recursos a construtora precisar, mais liberdade terá para investir. É necessário respeitar os limites estabelecidos pelas instituições que concedem os recursos para construir vários projetos ao mesmo tempo. Veja a seguir alguns benefícios de optar por essa modalidade!

Redução de riscos

Ao procurar uma instituição que ofereça esse tipo de crédito, você estará se protegendo contra possíveis perdas financeiras, tendo em vista que não investirá os seus próprios recursos no empreendimento. 

Diante disso, há uma redução dos riscos que normalmente estão envolvidos em projetos da construção civil.

Controle de fluxo de caixa

Com o crédito associativo, além de usar recurso financiado com uma taxa de juros mais baixa, a empresa consegue ter um maior controle do fluxo de caixa. 

A necessidade de utilizar o capital de giro para dar andamento aos projetos reduz significativamente e a movimentação de grandes quantias em dinheiro pode ser evitada.

Maior segurança

O uso do crédito associativo produz mais segurança para executar novos projetos e conquistar potenciais clientes. 

Dessa forma, a instituição que fornece os recursos financeiros oferece conselhos e suporte se você estiver com dificuldades em algum aspecto do negócio. Mas antes de assinar o contrato, certifique-se de fazer uma pesquisa sobre as melhores condições.

Conclusão

Enfim, essas são as principais vantagens do crédito associativo na construção civil para a sua construtora! Essa modalidade pode oferecer excelentes benefícios para empresas individuais ou para um grupo de empreendimentos. Os termos de pagamento são flexíveis, contudo, procure cumprir o seu contrato e manter os pagamentos em dia.

Gostou do conteúdo? Continue lendo nosso blog para ver mais conteúdos sobre Construção Civil e Engenharia! Não deixe também de nos acompanhar no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!