Método do caminho crítico na construção civil: conheça as vantagens e desvantagens

Última atualização: 14/11/2022 | 4 min. de leitura

Uma das melhores maneiras de ter certeza de que se vai cumprir o cronograma e o orçamento na construção civil é usando o método do caminho crítico. Também conhecido como CPM, possível através da aplicação de um software específico, esse método pode trazer excelentes resultados aos seus empreendimentos.

Por Marcel Ribeiro

O método do caminho crítico é amplamente reconhecido por ser o modo mais adequado de planejar e gerenciar grandes obras. O CPM conta com alguns princípios básicos e apresenta muitos pontos fortes, razão pela qual você pode implementá-lo em sua empresa.

Deseja compreender o que é o método do caminho crítico e quais são as vantagens de aplicá-lo em seus projetos? Siga em frente!

O que é o método do caminho crítico?

O método do caminho crítico é uma técnica de gestão de obras usada para encontrar o caminho mais curto entre dois pontos. Em outras palavras, é uma forma de descobrir quais tarefas precisam ser concluídas primeiro para que o projeto termine dentro do prazo preestabelecido. A metodologia tem a capacidade de identificar quaisquer atrasos que possam ocorrer durante cada etapa.

Portanto, o CPM é um método de gestão de alta performance que serve para programar e controlar obras complexas da construção civil. Trata-se de um algoritmo baseado em matemática, que calcula o caminho mais longo por meio de uma série de atividades. Sabendo que cada atividade levará um certo tempo para ser concluída, a metodologia determina o tempo mínimo necessário para concluir um empreendimento.

Quais as vantagens e desvantagens em utilizar esse método?

Existem algumas desvantagens em usar o método do caminho crítico. Ele pode não fornecer dados de programação precisos se houver atrasos ou imprevistos, como o aumento da demanda por materiais ou quebras de máquinas. Entretanto, o CPM facilita para que os entraves sejam resolvidos antes que se transformem em grandes problemas. Observe, abaixo, as vantagens dessa metodologia!

Monitoramento de mudanças

Com o CPM, os gestores acompanham as mudanças que podem ter impacto negativo sobre a obra diretamente na linha do tempo. Os profissionais que a utilizam poderão resolver vários problemas de uma só vez, ao invés de se concentrar em um problema por vez. Além disso, ela auxilia a identificar as tarefas mais importantes em uma construção.

Cumprimento de prazos

O método do caminho crítico garante que as tarefas sejam concluídas no tempo esperado e assegura o cumprimento dos prazos. Além disso, o CPM pode ajudá-lo a evitar possíveis gargalos e permitir que você veja quais atividades são dependentes umas das outras. Essa ferramenta poderosa pode ajudá-lo a cumprir o que foi planejado no orçamento.

Diversas utilidades

Você pode usufruir os benefícios do CPM em qualquer tipo de projeto, desde a construção até o planejamento de eventos. Para usar o método do caminho crítico em seus próximos trabalhos, é necessário utilizar os dados exatos de cada tarefa. Para realizá-lo corretamente, deve-se incluir as datas de início e conclusão das obras a fim de obter estimativas realistas.

Como aplicar o método do caminho crítico em obras? 

Como podemos ver, ao identificar quais tarefas são mais importantes usando o método do caminho crítico, você consegue economizar tempo e dinheiro. Já as desvantagens estão relacionadas à demora para criar o diagrama — que nem sempre será preciso.

Veja, a seguir, como aplicar o CPM no dia a dia:

  • identifique as atividades;
  • determine a duração e a ordem dessas atividades;
  • atribua os recursos que serão utilizados;
  • registre as informações sobre cada tarefa;
  • inclua o nome das tarefas, a data de início e de término, as horas de trabalho necessárias e estimativa de custo total.

Por fim, faça um resumo das atividades do caminho crítico listando-as em ordem de conclusão. Selecione a tarefa mais longa da sua lista e comece a agendar suas atividades. Em seguida, trabalhe com esse registro executando as tarefas na ordem listada, sem passar para a próxima atividade antes de concluir a anterior.

Conclusão

Agora, você já conhece as vantagens e desvantagens de aplicar o método do caminho crítico na construção civil! Nesse sentido, utilize esta ferramenta para averiguar quais atividades precisam ser concluídas mais cedo ou mais tarde, evitando atrasos e otimizando suas rotinas de controle das obras.

Gostaria de obter mais dicas sobre como gerenciar os seus projetos com sucesso? Então acesse e leia sobre PMBOK e entenda a sua importância e benefícios para o gerenciamento de projetos!