Gestão de estoque na construção civil: 3 dicas eficazes
Um empreendimento de sucesso requer um planejamento e controle efetivo em todas as áreas, e na construção civil não é diferente. Por ser um ambiente com consideráveis perdas, aplicar uma gestão de estoque na construção civil é determinante para obter melhores resultados financeiros ao final da obra.
Construir um canteiro de obras sustentável é o pontapé inicial para criar diretrizes que sejam efetivas para um consumo mais consciente dos materiais. Boas práticas na gestão de estoque resultarão em economia de materiais e em um viés sustentável para a empresa.
Neste post, trataremos sobre as 3 principais dicas para uma gestão de estoque na construção civil. Leia atentamente e confira!
1. Faça um inventário do estoque
Essa ação é imprescindível para identificar a real quantidade de materiais que a empresa tem. Criar rotinas de auditorias é essencial para localizar possíveis gargalos no estoque.
O inventário servirá para averiguar se todas as informações mencionadas nos relatórios são condizentes com os itens físicos. Essa mensuração pode ser padronizada, por exemplo, criando técnicas que possibilitem otimizar a quantificação dos materiais.
2. Organize os itens
É comum percebermos alguns materiais perdidos nos canteiros de obras. Dessa forma, o risco de perda de material é maior nesse ramo de atividade. Para que isso não seja um problema, organizar os itens é uma das principais dicas a se seguir.
Dessa maneira, padronize os espaços onde cada material precisa ser armazenado e treine sua equipe para seguir essas orientações.
Outra dica importante — que faz total diferença nos estoques — é a manutenção periódica das máquinas e equipamentos. Muitas vezes, maquinário muito antigo ou sem manutenção pode utilizar mais insumos do que o necessário, influenciando os custos do estoque.
3. Invista em tecnologia
Utilizar a tecnologia a seu favor é uma das grandes vantagens que a informatização possibilitou para as empresas. Portanto, na gestão de estoque na construção civil, em específico, utilizar plataformas que otimizam esse trabalho é imprescindível.
A sistematização desse gerenciamento do estoque permite que os gestores visualizem em tempo real os dados do setor. Esses softwares atualizam as entradas e saídas automaticamente. Além disso, permitem orçar a quantidade necessária de cada material.
Como podemos ver, com esses dados, é possível estipular estoques mínimos e máximos. Isso auxilia na realização das obras e permite um controle financeiro eficaz.
Conheça o Mais Controle
O Sistema de gestão de obras Mais Controle conta com todos os recursos para potencializar a gestão de estoque da sua empresa. Assim, nossos serviços permitem realizar atividades determinantes para o desenvolvimento das obras, sem comprometer a companhia.
Com ações padronizadas, é possível gerar relatórios de movimentação, criar depósitos específicos para cada obra (e estoque central) e, assim, controlar a progressão e materiais utilizados em cada serviço.
Além disso, é possível realizar transferências da matriz para os depósitos individuais, permitindo uma gestão individual e global conforme a necessidade.
Conclusão
Criar rotinas e processos que otimizam e agilizam os controles financeiros e operacionais é essencial em qualquer empresa. No setor de construção civil, em que os custos são maiores, esse quesito é ainda mais criterioso. E, como falado acima, um fator decisivo para o sucesso financeiro é a boa gestão de materiais utilizados na obra, de forma a reduzir custos com desperdícios, melhorando o lucro final do empreendimento.
Agora que você sabe a importância da gestão de estoque na construção civil, entre em contato conosco. Temos o suporte que sua empresa precisa para potencializar os seus resultados!