Como funciona o financiamento da Caixa? Tire suas dúvidas!

Última atualização: 12/07/2024 | 8 min. de leitura

Quer comprar um imóvel e não sabe como financiar? O crédito da Caixa oferece condições únicas. Entenda os tipos de financiamento, requisitos e vantagens. Continue lendo para realizar seu sonho!

Por Marcel Ribeiro
financiamento da caixafinanciamento da caixa

Você tem o sonho de comprar um imóvel próprio, para investir, alugar ou morar, mas não conta com todo o dinheiro? Nesse caso, a opção de fazer um financiamento se encaixa perfeitamente, e o crédito oferecido para financiar pela Caixa Econômica Federal (CEF) é um dos mais conhecidos.

Para que o financiamento Caixa seja aprovado, vale a pena buscar as informações certas, pois é preciso cumprir alguns requisitos. Trata-se de uma ótima oportunidade para conseguir as melhores taxas do mercado.

Se você está com dúvidas sobre como financiar um imóvel com a CEF, continue a leitura!

Banner
loading…

Qual é a origem do financiamento pela Caixa Econômica Federal?

Em meados do ano 1986, a Caixa Econômica Federal incorporou o BNH (Banco Nacional de Habitação) e assumiu de maneira definitiva a condição de ser o maior agente nacional de financiamento de casas próprias.

O crédito habitacional oferecido pela CEF é feito por um sistema cujo nome é abreviado pelas letras SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Ele conta com a alienação fiduciária como garantia. Isso quer dizer que o imóvel vai garantir o valor do empréstimo para o banco. Se o comprador do bem não pagar, a propriedade é confiscada.

Como funciona para financiar na Caixa?

Os programas da Caixa Econômica Federal de habitação ficaram famosos devido ao Minha Casa Minha Vida. Esse é um programa que já permitiu a muitas pessoas terem a possibilidade de ter a sua própria casa.

Contudo, existem muitos brasileiros que, pela falta de informação, não aproveitam essa oportunidade.

Há vários financiamentos da Caixa e a possibilidade de comprar um imóvel novo ou usado. Vale salientar que, em ambas as situações, costuma-se adquirir uma linha de crédito de até 35 anos para pagar.

Para que o empréstimo seja aprovado, você não poderá comprometer a renda familiar em um valor maior que 30% do valor bruto recebido mensalmente. Ainda, é possível usar o saldo do FGTS para amortizar a dívida.

Quais são os tipos de financiamentos da Caixa?

O comprador pode usar os valores de financiamento para comprar o bem ou fazer uma reforma no imóvel, para a aquisição de um terreno e fazer a construção ou apenas construir. Se você ainda está com dúvidas, veja, a seguir, as opções de financiamento pela Caixa!

1. Pelo FGTS

Na hora da contratação do empréstimo, existe a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS para pagar uma parte do valor das prestações. Além disso, poderá optar por amortizar ou liquidar todo o saldo devedor.

Vale frisar que isso pode acontecer desde que a compra do imóvel seja feita de acordo com as regras do Sistema Financeiro de Habitação — SFH. E, na compra de imóveis em construção, existe a possibilidade de usar o FGTS para dar entrada no financiamento.

2. Pelo SBPE

O SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) nada mais é que uma linha de crédito imobiliário usada nos financiamentos de terrenos e imóveis residenciais ou comerciais.

Uma das maiores vantagens desse empréstimo é que ele pode ser usado para financiar até 80% do imóvel.

Além do mais, o prazo para efetuar todo o pagamento do financiamento é maior que em certas modalidades e pode passar de 30 anos. 

Essa é uma opção que se destaca para famílias que têm menor renda, não contam com valores altos para dar de entrada e não se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida.

O programa ganhou esse nome devido aos valores disponibilizados para os financiamentos virem da poupança.

3. Por meio de construtoras

Há também a opção de fazer o financiamento por meio de construtoras. E você pode financiar até 80% do valor da construção ou da reforma do imóvel. 

Pode-se realizar esse tipo de financiamento somente por pessoa física para a construção ou reforma do imóvel residencial que se usa como moradia própria. Sendo assim, não se permite a construção ou reforma de empreendimentos para a comercialização.

3. Atrelado à poupança

A modalidade de financiamentos da Caixa atrelada à poupança tem sido um verdadeiro sucesso. Isso porque ela oferece redução nos juros.

Dessa forma, os juros são a partir de 2,95% ao ano, mais os rendimentos da caderneta de poupança. Ou seja, você pode conferir o índice atualizado no site do Banco Central, que é o órgão responsável por regular a Selic.

4. Atrelado ao IPCA

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) rege essa linha de crédito, sendo esta exclusiva da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma correção de acordo com o principal medidor da inflação no Brasil.

Nos dias de hoje, você vai encontrar juros nessa modalidade a partir de 3,55% ao ano, mais o IPCA. A modalidade também possibilita financiar até 80% do valor total do imóvel.

Quem pode financiar na Caixa?

Existem alguns requisitos para conseguir sua linha de crédito na Caixa. Entre as principais exigências, podemos citar:

  • ter mais de 18 anos de idade ou ser emancipado;
  • ser brasileiro ou, no caso de ser estrangeiro, ter visto permanente;
  • comprovar a capacidade para pagar;
  • não estar com CPF negativado;
  • a prestação não deve passar de 30% da renda familiar mensal bruta;
  • oferecer como garantia o imóvel em questão;
  • se desejar usar o FGTS, cumprir exigências específicas.

Essas são apenas algumas das regras para financiar o imóvel pela Caixa. Portanto, para saber de outras possibilidades, você pode ir até uma agência de sua preferência e verificar todos os detalhes.

Não deixe de verificar os prazos de pagamento, que podem variar de acordo com a sua necessidade.

Informe-se antecipadamente para cumprir todas as exigências e isso facilitará a obtenção do financiamento.

Quais as vantagens do financiamento Caixa para construtoras e empreendedores do setor imobiliário?

Existem muitos benefícios e vantagens ao financiar pela Caixa, tanto para pessoas físicas quanto para construtoras e empreendedores.

Aliás, além das taxas de juros atrativas já mencionadas, confira outros benefícios para quem atua no ramo imobiliário:

  • prazos de pagamento flexíveis que podem se estender por muitos anos, permitindo que construtoras e empreiteiras planejem seus fluxos de caixa de forma mais eficiente;
  • taxas de juros diferenciadas para empreendimentos de interesse social;
  • ampla gama de produtos, com diversas linhas de crédito específicas para o setor imobiliário, incluindo projetos de infraestrutura e empreendimentos coletivos;
  • possibilidade de aproveitar períodos de carência;
  • facilidade nos processos de análise e concessão de crédito específicos para o setor imobiliário, que podem ser mais ágeis e especializados;
  • parcerias com diversas entidades do setor para facilitar a negociação de condições especiais;
  • apoio técnico e consultoria para projetos imobiliários para auxiliar construtoras e empreiteiras na viabilização de seus empreendimentos;
  • serviços de acompanhamento e fiscalização de obras para que os projetos sejam executados conforme o planejado;
  • financiamento liberado em etapas, conforme o andamento da obra, proporcionando segurança financeira e controle do cronograma;
  • suporte a empreendimentos sustentáveis com financiamentos exclusivos para incentivar a adoção de práticas ambientalmente responsáveis.

Em conclusão, esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como financiar pela Caixa!

Como vimos, os financiamentos dessa instituição bancária para construtoras, empreiteiras e empreendedores do setor imobiliário oferecem uma série de benefícios, diversidade de opções, prazos flexíveis, facilidade de acesso ao crédito, apoio técnico, segurança institucional e outras vantagens.

Conheça a Mais Controle e faça já um orçamento! Quer saber mais sobre gestão de obras? Confira os conteúdos em nosso blog!