Como melhorar as estratégias de marketing da minha construtora?
A divulgação de produtos e serviços serve como uma forma dos clientes conhecerem empresas e marcas, e isso vale para todos, inclusive quem entende que marketing para construtora e incorporadora imobiliária pode ter um retorno muito positivo.
O desenvolvimento de estratégias de marketing para construtoras permite sua divulgação para um grande público, utilizando mídias tradicionais e ferramentas modernas.
Dessa forma, é possível aplicar duas estratégias distintas: o inbound e o outbound marketing. Para colocar em prática, antes de tudo, é preciso entender a diferença e em que momento utilizar as ferramentas disponíveis.
Basicamente, o inbound marketing trata da atração dos clientes de forma orgânica, em que o consumidor procura uma empresa ou uma marca de maneira espontânea. Essa atração pode ocorrer de forma direta ou indireta – ocorrendo principalmente por meio de dúvidas relacionadas aos produtos oferecidos.
Antes, porém, as empresas precisam investir em estratégias de inbound marketing para que os consumidores possam buscar soluções referente aos problemas apresentados. Sendo assim, são oferecidos diferentes meios de comunicação, entre os quais:
- E-mail marketing;
- Hotsites;
- Landing page;
- Marketing de conteúdo;
- SEO (Search Engine Optimization).
Além disso, o inbound marketing tem um apelo mais permissivo, em que os clientes disponibilizam dados para saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos. Essa coleta de dados pode ocorrer por telefone, por e-mail ou qualquer outra ferramenta de comunicação.
Em relação ao outbound marketing, essa estratégia está relacionada a propagandas tradicionais ou mais “invasivas”. Um exemplo são os intervalos em programas de rádio e TV, Impressão catálogo de produtos e anúncios em jornais e revistas, bem como banners em sites.
Assim, é preciso destacar que pode se aplicar o marketing de interrupção em mídias eletrônicas com qualidade, como anúncios publicados em plataformas de vídeo, por exemplo.
Qual a melhor estratégia para a construção civil?
O setor da construção civil é, entre diferentes segmentos, como o comércio e a indústria. Ou seja, setores que não sofrem tanto impacto, mesmo em tempos de crise econômica e financeira.
Os municípios estão sempre em franca expansão, ou então há obras públicas e privadas sendo desenvolvidos para atender melhor a população.
Com isso, é importante que as empresas que trabalham no setor precisem investir em uma campanha publicitária, e para que isso não seja prejudicial no financeiro é necessário que aprove o valor, levando em consideração a sua região, para investimento em propaganda.
E com esse investimento, o serviço do marketing trabalhará para que a marca seja reconhecida no mercado. Dessa forma é possível ter um alcance satisfatório, de acordo com as estratégias e metas estabelecidas.
Você verá a seguir 8 estratégias que podem ser muito eficientes e que ajudam na expansão de uma construtora ou incorporadora.
Estabeleça uma marca com forma e conteúdo
Toda empresa precisa de uma marca que seja reconhecida pelo consumidor.
As construtoras e incorporadoras têm uma grande vantagem sobre outras empresas que são as placas obrigatórias para identificação de uma obra. Esse é um canal em que a marca fica exposta por todo o período da construção, sem ferir qualquer legislação referente à propaganda e marketing.
As empresas que atuam na área da construção civil podem montar um estande que serve de modelo sobre como será o resultado final. Esse é um tipo de outbound marketing, porém, pode ser explorado em fotos e vídeos e, posteriormente, publicados em um site corporativo, ou mesmo uma loja virtual.
Tudo com a marca estampada para reforçá-la na mente dos consumidores. Além de anúncios feitos através de Impressão de catálogos e revistas da área.
Esteja presente no ambiente virtual
A internet possui plataformas distintas para a publicação de vídeos, de imagens e fotos, e de postagens que podem ser compartilhadas.
Portanto, é importante buscar pela presença no ambiente virtual de forma abrangente. De forma a sempre pensar em um público segmentado, que pode estar interessado em comprar um imóvel, ou na locação de uma sala comercial.
De qualquer forma, é preciso estar presente nos mais diversos espaços digitais, para que o acesso seja facilitado em diversos dispositivos.
Não se esqueça das redes sociais
As pessoas que estão conectadas à internet estão, invariavelmente, nas redes sociais. Muitas usam como forma de se comunicar com amigos e familiares, mas também para pesquisar sobre marcas, produtos e serviços.
Se a construtora ou incorporadora precisa comprar calandra para utilizar no canteiro de obras dando forma a chapas metálicas, pode encontrar nas próprias redes sociais uma empresa que possa ser uma fornecedora e parceira nos negócios.
Essas plataformas digitais também são eficientes para manter a comunicação com os possíveis clientes. Isso porque é grande a facilidade de comentários em postagens, ou mesmo por mensagens diretas disponíveis de maneira gratuita.
Coloque em prática o SEO nas plataformas de busca
Para que as pessoas encontrem e acessem o seu site é preciso investir em marketing de conteúdo. Uma forma de executar essa estratégia é colocando em prática o SEO com palavras-chave que dêem destaque em plataformas de busca ou redes sociais.
O estudo de palavras-chave é importante para o posicionamento do site nos mecanismos de busca, isso porque hoje em dia, tudo que queremos buscar, vamos diretamente ao google. Com isso, as buscas que são feitas nos direcionam para exatamente o que queremos.
Exemplo, se quero trocar a internet do meu escritório e busco por fibra otica gama DF, apareceram os melhores fornecedores. E acontece da mesma forma na busca de construtoras com credibilidade e com reconhecimento de marca.
Por fim, o marketing de conteúdo utiliza artigos, textos, blogs corporativos e até mesmo fotos, imagens e vídeos com palavras que estejam atreladas ao setor da construção civil, facilitando a identificação de potenciais leitores.
Conheça os atalhos que a internet oferece
Há algoritmos que são utilizados pelas plataformas de busca como Google e Bing, por exemplo. Esses algoritmos leem as palavras-chave e levam para uma página com diversas opções. Ficar bem ranqueado é importante nesse caso para aparecer na frente dos concorrentes.
Essa prática facilita quando as palavras escolhidas são relacionadas àquilo que é buscado pelo usuário.
Exemplo, a empresa de vidros específicos para laboratório consegue colocar suas palavras chaves como: “Vidrarias de precisão” e optar por palavras que nicham geograficamente, como “vidrarias para laboratório em SP”.
Assim como as concessionárias, as construtoras trabalham da mesma forma, optando por palavras-chaves que são genéricas, como nas que são frases-chave. O que delimita mais o público, aumentando a possibilidade de conversão.
Aliás, os diretórios permitem que os consumidores façam perguntas específicas sobre os produtos e serviços disponíveis.
Neste sentido, é importante que por meio do marketing para a construtora, que as ações e perguntas sejam respondidas de forma clara e direta, sem qualquer tipo de rodeio.
Isso economizará tempo de ambos os lados e pode ser um meio de garantir o encantamento, ponto proposto pelo inbound marketing.
Publique anúncio específico de produtos e serviços
Anúncios de uma casa ou um apartamento precisam de um detalhamento sobre metragem, material utilizado, localização e outras características que influenciam no preço final.
Deixando claro também o que vem no imóvel, se está com pisos, revestimentos e quais os materiais de janelas e portas.
Isso é importante pois se a construtora fizer a venda para uma Empresas de ti em recife, quer expandir seu negócio para outras cidade, por exemplo, ela conseguirá compreender todo o valor investido.
Todos os detalhes precisam ser apresentados nos anúncios, para valorização e entendimento do valor final do imovel.
Sendo assim, é importante fazer anúncios em mídias tradicionais ou digitais e especificar os dados para que não tenha nenhum problema com o Código de Defesa do Consumidor.
Reforce as parcerias comerciais e empresariais
Assim como o mercado precisa de parcerias para quando é necessário fazer o Conserto de balança eletrônica, há muitos produtos e serviços que estão relacionados às construtoras e incorporadoras imobiliárias.
Com isso, muitos fornecedores e colaboradores terceirizados fazem parte, invariavelmente, do cenário de um canteiro de obras.
Por isso, as parcerias comerciais e empresariais são fundamentais, inclusive, devem-se utilizar no marketing da construtora. A associação com marcas reconhecidas pela qualidade e eficiência pode ser positiva, no fim das contas.
Atraia a audiência com autoridade
Quando o marketing da construtora foca em assuntos que realmente importa para o consumidor, a consideram como uma autoridade no assunto, e assim, ter a marca atrelada a algo positivo e que apresenta soluções adequadas em relação à construção civil.
Esse feito é característica de muitas empresas e não somente das construtoras, um exemplo são empresas de plásticos que divulgam a eficiência do vacuum forming São Paulo.
Assim como essas empresas, as construtoras devem focar em assuntos que valorizam a marca e assim deixar de lado o que não cabe, tendo foco em assuntos que podem elevar à autoridade, com textos, artigos, podcasts e vídeos como fonte de consulta.
Conclusão
É necessário estabelecer planejamento de marketing de uma construtora desde o princípio da empresa, para que tenha parte do orçamento dedicado à publicidade e comunicação em geral.
A utilização de estratégias de outbound e inbound marketing devem ser pensadas de acordo com o público que se deseja atingir.
Portanto, é importante contar com uma equipe profissional da área do marketing, para que se direcione o investimento para as ferramentas corretas de divulgação.
O sucesso de uma campanha publicitária depende da criatividade e da penetração que se tem entre a sociedade, permeando nichos de público, com imóveis para:
- Comércios;
- Residências;
- Serviços públicos.
Dessa forma, com um planejamento de marketing direcionado ao setor da construção civil, pode ter a marca reconhecida pelo seu público-alvo.
Alcançar o público-alvo em múltiplas plataformas depende de soluções personalizadas. De forma que sejam eficientes e integradas com as finalidades propostas por cada empresa que atende esse setor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.