Mais Controle Mais Controle
  • Funcionalidades
    • Obras
    • Financeiro
    • Compras
    • Estoque
    • Diário de Obra RDO
    • Base SINAPI
    • Venda Reajustada
    • Reajuste Saldo
  • Planos
  • Blog
  • Planilhas
  • Depoimentos
  • Entrar
EXPERIMENTE Entrar
Página Inicial Blog Entenda qual a importância do feedback do seu cliente

Entenda qual a importância do feedback do seu cliente

O feedback do cliente no setor de construção civil é uma peça-chave para o sucesso do negócio. Mas para que possamos falar sobre a importância dele no ramo, primeiro vamos explicar seu significado. Feedback significa “retroalimentação” ou “reação” a algum estímulo.

Por Marcel Ribeiro

O feedback trata-se de uma prática muito comum em gestão para alinhar a comunicação, expectativas e processos da empresa. Além disso, também é usado para mostrar qual o nível de satisfação que o consumidor teve em relação a determinado serviço ou produto.

Feedback positivo e negativo

O feedback pode ser positivo ou negativo, dependendo de qual o retorno do cliente e de quais os objetivos da empresa.

  • Feedbacks negativos: eles permitem identificar oportunidades de melhoria no atendimento ou execução do serviço.
  • Feedbacks positivos: pode-se usá-los como fator motivacional, como estímulo ao trabalho dos colaboradores e à imagem da marca diante do público.

A seguir, vamos dar alguns motivos para mostrar como o feedback do cliente é importante para seu negócio.

Reforço da imagem

É fato: o consumidor vai se impressionar positiva ou negativamente em relação ao serviço executado ou produto adquirido. E vai comentar sobre isso com os funcionários, nas redes sociais, com os amigos, parentes e pessoas próximas.

Por isso, incentivar o feedback e disponibilizar canais para o cliente se manifestar é uma forma de tratar adequadamente os comentários negativos e valorizar aqueles que forem positivos, contribuindo para a imagem da marca.

É importante que a empresa tenha um padrão definido para colher o feedback do cliente após a entrega do serviço.  Geralmente através de e-mail ou telefone, são feitas perguntas como:

  1. O serviço atendeu as suas expectativas?
  2. Existe algo que possamos melhorar?
  3. Você indicaria nossa empresa para amigos e familiares?

Bom relacionamento

O feedback também é uma forma de melhorar significativamente o relacionamento com clientes e funcionários. Isso ocorre porque o cliente sente que sua opinião foi considerada, e acredita que sua manifestação contribuiu para melhorar o serviço ou solucionar um problema.

Os feedbacks podem ser usados para alinhar as expectativas dos seus clientes junto aos funcionários da empresa. É legal que você filtre aqueles que sejam mais importantes e reúna a sua equipe para conversar sobre tais assuntos.

Mais credibilidade

Haverá ganhos também em confiança, pois o cliente sabe que pode contar com a empresa para manifestar sua insatisfação ou solucionar algum problema relacionado ao atendimento.

Ao disponibilizar canais de relacionamento para o cliente, a empresa reforçará pontos positivos da imagem da marca, como credibilidade e transparência.

Melhoria de processos

Com o feedback dos clientes, o empreendedor terá a possibilidade de melhorar os pontos fracos e reforçar os pontos fortes de seu negócio.

A opinião sincera dos consumidores sobre a experiência que tiveram com os seus serviços, lhe permitirá enxergar a sua empresa na visão do seu cliente e de como ela está sendo percebida pelo mercado. Por isso ouça com atenção e na medida do possível coloque em prática as sugestões.

Mais clientes

Quem já começou a empreender no setor da construção civil sabe que a indicação feita pelos clientes é fundamental para se conquistar novas vendas. Trata-se daquilo que chamamos de marketing espontâneo, o famoso “boca a boca”. Em outras palavras: quem gosta, indica!

Conclusão

O uso da tecnologia pode ajudar a colher feedbacks positivos. Por exemplo, a utilização de um software de gestão possibilita maior organização e controle dos processos da sua empresa, o que ajuda a melhorar a qualidade dos serviços.

E agora que você já sabe como o feedback do cliente pode contribuir para seu negócio, que tal ficar por dentro do que há de novo em soluções digitais para a gestão de micro e pequenas empresas da Construção Civil? Assine nossa newsletter!

Continue sua leitura

  • Como fazer um bom orçamento de obras e melhorar a lucratividade
  • Software de gestão de obras: o que você precisa saber?
  • Cronograma físico financeiro de obras: o que é e como fazer?
  • Acompanhamento de obra: checklist completo de como fazer
Deixe seu comentário
Expandir

Comente

Cancelar resposta

IMPORTANTE: Seu nome e e-mail não serão divulgados para o público.

Baixe Gratuitamente

Cronograma Físico Financeiro

Planilha: Cronograma Físico Financeiro

Baixe agora
Orçamento de obras

Planilha: Orçamento de obras

Baixe agora

Seja o primeiro a receber as novidades do Mais Controle

Materiais que você não pode deixar de ver

Modelo Ficha Diálogo Diário de Segurança

Baixe Grátis

Modelo Ficha de Verificação de Serviços

Baixe Grátis

Gestão de Obras: Como se preparar para 2022?

Baixe Grátis

[eBook] 11 Planilhas gratuitas para alavancar sua gestão de obras

Baixe Grátis
Imagem da planilha de cronograma físico financeiroImagem da planilha de cronograma físico financeiro

Cronograma Físico Financeiro

Baixe Grátis
Imagem da planilha de orçamento de obrasImagem da planilha de orçamento de obras

Planilha de Orçamento de Obras

Baixe Grátis
Acesse mais materiais ricos que vão te ajudar no dia a dia.
Ver todos os materiais

A Mais Controle

  • Sobre nós
  • Planos
  • Depoimentos
  • Carreiras
  • Segurança e privacidade
  • Termos de uso

Funcionalidades

  • Base SINAPI
  • Compras
  • Estoque
  • Financeiro
  • Obras
  • RDO (APP)
  • Reajuste de saldo
  • Venda Reajustada

Suporte

  • Contato
  • Dúvidas frequentes

Localização

  • CRITT | UFJF – Rua José Lourenço Kelmer São Pedro, Juiz de Fora - MG

(32) 99137-3091

Disponível no Google Play
Disponível na App Store

© 2022 Mais Controle. Todos os Direitos Reservados.CNPJ: 24.497.890/0001-57

Seus dados seguros na nuvem

Seus dadossegurosna nuvem

Site Seguro

Siteseguro

0
576
768
992
1260