Dicas matadoras para impressionar na sua proposta comercial

Última atualização: 23/05/2017 | 5 min. de leitura
Por Marcel Ribeiro
Aperto de mão em obraAperto de mão em obra

Todos os empreendedores sabem que uma proposta comercial bem formulada é fundamental para que se consiga fechar qualquer negócio. Então não adianta apenas prestar serviços de qualidade e oferecer preços acessíveis, deve-se também saber como apresentar os seus serviços aos novos clientes.

Para evitar que suas propostas sejam recusadas e sua empresa perca negócios, separamos neste post 4 dicas para você impressionar os clientes na sua proposta comercial. Confira!

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1. Levantamento das informações

Os empreendedores devem ter em mente que todo cliente espera que o prestador de serviços atenda todas as exigências e entregue um trabalho de qualidade.

É fundamental entender as reais necessidades dos clientes e buscar atender as suas expectativas. Para isso, durante a visita de orçamento, etapa anterior a elaboração da proposta, faça perguntas e tente extrair o máximo de informações sobre o serviço a ser orçado e preste bastante atenção no que o cliente tem a lhe falar. Isso irá facilitar o processo de elaboração da sua proposta e fará com que você seja mais assertivo.

2. Estrutura da proposta

Não importa quão bem elaborada e detalhada seja a proposta apresentada, se ela não for compreendida pelo cliente e não suprir suas necessidades, ela não será aceita. Dessa forma, para que um cliente se interesse pela sua empresa é preciso que ele conheça o que ela tem a oferecer, e isso deve estar claro na proposta comercial.

Para isso sugerimos seguir alguns tópicos, como:

  • Introdução: informe o nome do cliente, o local de execução do serviço e a data de entrega;
  • Objetivos: fale sobre os objetivos principais do serviço a ser realizado;
  • Detalhamento dos locais e descrição dos serviços;
  • Prazo de execução;
  • Observações: aproveite este campo para informar o período de garantia;
  • Valor do investimento e condições de pagamento;
  • Depoimentos de clientes e diferenciais da sua empresa.

Lembre-se de incluir na proposta um telefone de contato e o nome do responsável. É muito importante que os empresários procurem apresentar a maior quantidade possível de informações, mostrando o planejamento do serviço de forma detalhada, explicando quais serão as etapas e tarefas a se executar. Ou seja, essas informações ajudam a criar transparência e a transmitir confiança para o cliente.

3. Entrega

Uma ótima forma de impressionar os clientes e mostrar eficiência a eles, é entregar a proposta antes do prazo que você combinou com ele. Isso passa a impressão que a empresa é muito competente e consegue entregar os serviços de forma rápida e eficaz, fazendo com que o negócio destaque-se diante da concorrência. Existem softwares especializados que podem ajudar a aumentar a eficiência desse processo, reduzindo o tempo gasto para o cálculo do orçamento.

Tenha cuidado ao antecipar a entrega, lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição. Correr demais para apresentar uma proposta comercial pode acabar cometendo erros. Procure entregar as informações de forma rápida sem abrir mão da qualidade.

Veja qual a melhor forma de entregar da proposta. Caso seja por e-mail, tenha sempre um script para introduzir o assunto, informe seu site e procure se aproximar do cliente. No caso de uma entrega em mãos, é bom que a proposta esteja em uma pasta, de preferência personalizada com a logo da empresa, e contenha também um folder comercial ou algum material impresso para que possa valorizar seu trabalho.

Por isso, é importante acompanhar junto com a proposta, ou mesmo dentro dela, até três depoimentos de clientes satisfeitos com a sua empresa. Isso ajuda a reforçar a confiança na sua empresa!

4. Diferenciais

É importante deixar claro na proposta os diferenciais da sua empresa perante os seus concorrentes, ou seja, apresentar ideias e soluções que possam diferenciar o seu serviço sempre pensando no melhor custo benefício para o cliente. Mostre porque a sua proposta é vantajosa e como os resultados serão alcançados.

Contudo, muitos empresários acabam cometendo o erro de focar a proposta única e exclusivamente na parte técnica. Cuidado, pois o cliente pode não compreender as muitas linguagens técnicas.

Conclusão

Por fim, as pessoas procuram empresas que entreguem serviços de qualidade e que proporcionem benefícios, como, confiança, segurança e garantia. Seguindo estes passos será mais fácil impressionar seus clientes, aumentando suas chances de fechar novos negócios.

Gostou das nossas dicas matadoras para impressionar na sua proposta comercial? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo, teremos o maior prazer em ajudá-lo!