Construção de Casas Populares: Eficiência e Acessibilidade

Última atualização: 08/11/2024 | 7 min. de leitura

Quer construir casas populares de qualidade e baixo custo? Explore estratégias e técnicas para eficiência e acessibilidade no setor habitacional. Continue lendo para obter dicas práticas e econômicas!

Por Marcel Ribeiro

Construir casas populares para vender pode parecer desafiador. Mas, saiba que ele pode ser muito rentável, pois combina a necessidade com a acessibilidade financeira tanto as construtoras, como dos compradores.

Para atingir os seus objetivos, existem algumas abordagens que as empreiteiras podem usar. Dentre elas estão os incentivos governamentais para a construção de casas populares.

Se você está interessado em ingressar nesse tipo de projeto, saiba que neste post daremos orientações para quem deseja investir nesse segmento.

Quer saber mais? Continue a sua leitura!

Quais são as estratégias utilizadas pelas construtoras para construção de casas populares?

As construtoras especializadas podem adotar diversas estratégias para conseguir atender o mercado de habitação de baixo custo e garantir assim a eficiência nos processos construtivos. Separamos abaixo algumas das principais táticas. Confira!

Materiais e técnicas de construção econômicos

Os empreiteiros podem utilizar materiais mais baratos e investir em técnicas inovadoras que reduzem os custos.

Diante disso, possível obter retorno financeiro sem comprometer a qualidade das edificações, por exemplo, incluindo o uso de blocos de concreto pré-fabricados, painéis modulares e outras tecnologias.

Design funcional e simples

Você pode optar por casas menores que tenham layouts atrativos, sem detalhes arquitetônicos que se consideram complexos.

Por isso, é fundamental escolher projetos funcionais que minimizam a complexidade, o custo da construção e aumentem a lucratividade.

Parcerias com fornecedores

Há também a possibilidade de a sua empresa fazer parcerias estratégicas com fornecedores de materiais de construção para conseguir descontos e condições especiais para pagar.

Portanto, a compra de insumos em grandes quantidades ajuda a reduzir os gastos e facilitar as negociações.

Planejamento e gerenciamento eficientes

O gestor pode implementar processos rigorosos de planejamento e gerenciamento para evitar atrasos e desperdícios nos canteiros de obras.

Localização estratégica

Escolher o local da edificação com cautela, selecionando locais que permitam a diminuição das despesas com transporte e acesso a infraestruturas básicas é importantíssimo.

Por isso, a construtora pode fazer uma pesquisa de viabilidade antes de adquirir o terreno para construir.

Quais são as técnicas de construção que maximizam a eficiência e reduzem custos?

Edificar casas eficientemente e com custos mais baixos requer a combinação de metodologias, que se iniciam com o planejamento cuidadoso e vão até a escolha estratégica de produtos.

Portanto, separamos abaixo algumas das principais técnicas e práticas que podem ajudar você a alcançar esses objetivos. Veja!

Construção modular e pré-fabricada

Casas pré-fabricadas podem ser construídas com rapidez e custo reduzido. Para isso, é preciso usar opções pré-fabricadas e sistemas atualizados que permitam edificar de maneira mais rápida e econômica.

Ou seja, algumas estruturas são construídas nas fábricas, o que oferece maior qualidade dos materiais e excelência no resultado final.

Método de construção com painéis SIP (Structural Insulated Panels)

Pode-se usar os painéis isolantes estruturais para criar paredes, tetos e inclusive pisos. Eles são feitos de camadas de material isolante posicionadas entre duas camadas de madeira ou outro tipo de material estrutural.

Construção com blocos de terra comprimida (BTC)

Esses blocos são feitos de terra comprimida, geralmente misturados com um pouco de cimento e custam mais barato.

Os materiais são moldados e curados antes de serem usados na construção por meio de processos industriais.

Uso de concreto pré-moldado

Os elementos de concreto são produzidos nas fábricas e, posteriormente, são transportados para o local da construção. Entre esses materiais estão os painéis de parede, as lajes de piso e as colunas.

Construção com estrutura metálica leve

Ao invés de utilizar madeira ou concreto, as construtoras podem optar por estruturas metálicas leves, como aço galvanizado.

Isso porque, elas são mais resistentes a pragas, possuem menos peso e a obra é edificada de forma mais rápida.

Técnicas de construção sustentável

Métodos como o uso de materiais reciclados, técnicas de construção verde e sistemas de eficiência energética podem ser usados para tornar o projeto mais atraente para o público consumidor.

Dessa maneira, a sua empresa obtém a redução de custos, ganha sustentabilidade e também diminui o impacto ambiental.

Planejamento adequado

Um planejamento detalhado do projeto, incluindo um cronograma, orçamento e especificações pode evitar que os construtores tenham surpresas e custos adicionais.

Portanto, ele facilita a gestão dos recursos e dos profissionais contratos, entre outros fatores.

Otimização de mão-de-obra

A construtora pode ainda investir no treinamento para a equipe e utilizar técnicas que permitem agilizar a construção. A capacitação dos profissionais reduz erros e aumenta a produtividade dos times.

Quais são as regulamentações e benefícios governamentais que suportam esse tipo de construção?

Uma boa ideia é aproveitar os programas e incentivos governamentais destinados a fomentar a construção de habitação de interesse social, como os financiamentos facilitados, isenções fiscais e subsídios.

Confira abaixo algumas possibilidades!

Regulamentações

Primeiramente, é essencial seguir as normas de construção locais que garantem a segurança e a qualidade das casas.

Dessa forma, você vai encontrar na prefeitura de cada cidade ou no site todas as exigências legais a se cumprir para edificar.

Incentivos governamentais

Os governos oferecem subvenções ou financiamentos de baixo custo para projetos de habitação popular. É preciso checar quais são os benefícios oferecidos em determinada região e saber como fazer para obtê-los.

Isenções fiscais

O governo federal também oferece alguns incentivos fiscais e eles podem estar disponíveis para construções sustentáveis ou para habitação acessível.

Programas de assistência

Por fim, alguns programas governamentais ajudam a cobrir os custos de construção ou reforma para famílias de baixa renda.

Verifique as alternativas disponíveis e as condições financeiras do público-alvo.

Quais são as orientações para quem deseja investir ou se envolver na construção de casas populares?

Determinados modelos de edificações se tornaram referência na área de construção de casas populares. Entre eles podemos citar:

  • Minha Casa, Minha Vida – este programa do governo federal oferece subsídios, taxas de financiamento mais baixas e facilidades para construtoras que desenvolvem habitação popular;
  • Casa paulista – este projeto possui métodos e materiais considerados inovadores para construir casas com preços acessíveis;
  • parcerias com governos locais – estabeleça conexões com prefeituras e órgãos estaduais que incentivam projetos de habitação popular e infraestrutura, como água e saneamento básico;
  • financiamento bancário – busque parcerias com instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para habitação popular;
  • Incentivos fiscais -investigue possíveis incentivos fiscais e programas de redução de impostos oferecidos por governos locais e estaduais para construtores de habitação popular;
  • eficiência energética – projetos de casas populares que incluam soluções sustentáveis, como energia solar ou sistemas de captação de água, podem agregar valor e atrair incentivos.

Então, agora que você já sabe que investir na construção de casas populares exige um equilíbrio entre custo, eficiência e qualidade, não deixe de usar as estratégias que citamos neste post. Com as táticas certas, é possível construir habitações que sejam acessíveis e duráveis.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e entre em contato com a Mais Controle para conhecer melhor nosso sistema de gestão de obras capaz de aumentar sua eficiência e sua economia de tempo e dinheiro!

Continue sua leitura lendo Software BIM: os mais populares na engenharia civil, Eventos de construção civil em 2024 com a participação da Mais Controle e 10 temas de Diálogo Diário de Segurança para 2024 (DDS)!