Conheça cinco grandes obras da engenharia civil no Brasil

Última atualização: 07/05/2018 | 4 min. de leitura

O setor de construção civil passou por oscilações devido à crise econômica. No entanto, espera-se que este cenário melhore visto a capacidade dos profissionais em realizarem grandes obras da engenharia civil, conforme mostraremos neste post.

Por Guilherme Junqueira
grandes obras da engenharia civilgrandes obras da engenharia civil

Estas grandes obras da engenharia civil mostram porque a engenharia civil brasileira é hoje reconhecida pelo conhecimentos técnicos e pela eficiência, o que ajudará a alavancar este mercado. Dessa forma, ao longo deste artigo você conhecerá algumas dessas maravilhosas construções. Boa leitura!

Complexo Hidrelétrico de Itaipu

A ideia da construção de uma hidrelétrica no Rio Paraná com participação do Brasil e do Paraguai surgiu nos anos 60, mas só em 1973 os dois países assinaram o Tratado de Itaipu, criando a usina. Sendo assim, as obras se iniciaram em 1975 e finalizaram em 1982.

A construção do Complexo demandou o empenho de mais de 40 mil trabalhadores. Assustador, não é? Então confira outros números grandiosos envolvendo sua construção:

  • 12.570.000m³ de concreto, suficientes para construir 210 estádios como o Maracanã;
  • aço o bastante para construir 380 Torres Eiffel;
  • volume de terra e rochas escavadas 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel;
  • 50 milhões de toneladas de terra e rochas usadas para desviar o curso do Rio Paraná;
  • barragem com comprimento total de 7.919 metros;
  • barragem principal de 196 metros de altura.

Desde sua inauguração, em 1984, a usina de Itaipu produziu mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora, gerando inúmeros benefícios, como a maior produção total de energia limpa do mundo. Sendo assim, atualmente, a segunda maior do mundo em potência instalada (14.000 MW) perdendo apenas para a Hidrelétrica das Três Gargantas, na China (22.500 MW).

Ponte Rio-Niterói

A ponte passa sobre a Baía de Guanabara, ligando a cidade do Rio de Janeiro à de Niterói. Com isso é a maior ponte de concreto protendido em todo o hemisfério sul.

Suas obras se iniciaram em 1968 e finalizadas em 1974, quando era a segunda maior ponte do mundo, atrás da Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos.

Em seus mais de 13 km de extensão (sendo 9 km sobre as águas), a Ponte Rio-Niterói recebe um tráfego médio de 150 mil veículos por dia.

Cidade Administrativa de Minas Gerais

O complexo de prédios da Cidade Administrativa é a sede do Governo do Estado de Minas Gerais. Inclusive, seu plano foi elaborado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, tendo suas obras iniciadas em 2003 e finalizadas em 2010.

O complexo possui área total de 805.000m², sendo 265.000 m² de área construída. Seus principais prédios são:

  • Palácio Tiradentes: no qual se instalam o Governador, o Vice-Governador e mais três secretarias. Lidera a lista dos maiores prédios de concreto protendido suspensos do mundo, com 147 metros de comprimento e 17 metros de largura;
  • Edifício Minas e Edifício Gerais: são prédios idênticos, de 14 andares cada, nos quais está instalada a maior parte das secretarias de Estado. Cada andar possui 7.000 m²;
  • Auditório JK: construído para abrigar congressos, ocupa mais de 4 mil m² e possui 490 lugares.

cidade-administrativa

Edifício Millennium Palace

Localizado em Balneário Camboriú (SC), é o maior prédio do Brasil. Sua construção foi proposta em 2008 e iniciada em 2011. Foi concluído em 2014 com 177 metros de altura e 46 andares, tendo uma área total construída de 23.773m².

Porém o prédio deve perder a liderança dos edifícios mais altos do Brasil para empreendimentos vizinhos que estão em fase de planejamento ou construção na mesma orla:

Millennium_Palace

Edifício Mirante do Vale

Por outro lado, com 170 metros de altura, o Edifício Mirante do Vale manteve, durante quase meio século, o recorde brasileiro de edifício mais alto. Ele se localiza na cidade de São Paulo, foi projetado por Waldomiro Zarzur e sua construção demorou de 1960 a 1966.

O prédio tem 51 andares e 75.000 m² de área construída. Por isso, cerca de 10 mil funcionários trabalham nele e uma média de 30 mil pessoas circulam nele todos os dias. Embora tenha perdido a liderança nessa década para o Millennium Palace, o Mirante do Vale tem seu nome gravado permanentemente entre as grandes obras da engenharia civil no Brasil!

mirante-vale

Conclusão

Então, se gostou do nosso post, compartilhe-o em suas de redes sociais e apresente essas grandes obras da engenharia civil a todos os seus amigos!