5 formas de melhorar a organização financeira de empreiteiras e construtoras

5 formas de melhorar a organização financeira de empreiteiras e construtoras

Atualizado em 4 janeiro, 2017
por Marcel Ribeiro

A crise instaurada no setor da construção civil brasileira é um fator negativo para nossa economia. A queda da confiança do consumidor, o aumento do desemprego e uma elevada taxa de juros são alguns dos fatores que prejudicam o crescimento das empresas desse ramo. Porém, as empreiteiras e construtoras que exercem uma correta organização financeira podem aproveitar essa situação para saírem na frente de seus concorrentes.

O post de hoje mostrará 5 maneiras de aprimorar a organização financeira de empreiteiras e construtoras, portanto, fique atento às dicas!

Conheça o Mais Controle

1. Acompanhe seu fluxo de caixa

Denomina-se fluxo de caixa como a ferramenta administrativa que acompanha a movimentação das entradas e saídas financeiras de sua empresa em um determinado período de tempo.

Fazer esse acompanhamento é essencial para que o empresário possa garantir que vai haver dinheiro no caixa para pagar todas as despesas e não precisar recorrer a financiamentos, evitando assim custos com taxas de juros. Também é importante sincronizar as datas de pagamento com as datas de recebimento e sempre contar com uma reserva para imprevistos.

Antes de tomar qualquer decisão de investimento é importante o empresário analisar no fluxo de caixa como anda a saúde financeira da empresa.

2. Negocie com seus fornecedores

Para executar qualquer obra, são necessários diversos tipos de insumos para a sua construção. Devido a grande quantidade e variedade de produtos e fornecedores, procure organizar os lançamentos de compras por etapas da obra, dessa forma será possível obter um histórico de custos em cada fase da obra. Então fique atento a organização da sua agenda de contas a pagar, evitando assim atrasos e pagamentos de juros.

Faça um planejamento para saber qual será a quantidade de materiais demandada à medida que sua obra se desenvolve, desse modo fica mais fácil negociar e parcelar suas compras com seus fornecedores.

Em caso de terceirização, busque empresas qualificadas e que cumpram com as normas trabalhistas. Por isso é importante que você pesquise referências de serviços anteriores e faça sempre um contrato que deixe claro os direitos e obrigações das duas partes.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

3. Evite desperdícios

O consumo consciente é uma das soluções para o uso indevido dos recursos naturais do nosso planeta. A construção civil é um dos setores de nossa economia que mais desperdiça materiais, logo, existe aí uma oportunidade de economia que pode ajudar a melhorar a lucratividade de empreiteiras e construtoras. Dessa forma, é necessário pesquisar sempre novas maneiras de realizar os serviços, através de novos técnicas, equipamentos, materiais e mecanismos de controle.

4. Qualifique sua mão de obra

Os funcionários de uma empresa podem ser considerados como uma das engrenagens principais de uma empreiteira ou construtora. Estes devem ter o conhecimento e as ferramentas necessárias para exercerem com eficiência suas funções.

Promova treinamentos e palestras, busque por novas tecnologias e mantenha-se atualizado em relação às normas regulamentadoras.

Lembre-se também de valorizar a opinião desses profissionais. Crie um ambiente favorável ao diálogo e escute o que todos têm a dizer. Aprimore seus processos à medida que receber críticas e elogios. Assim, mostre que todos são importantes no desenvolvimento de sua empresa e que ambas as partes saem ganhando quando se atinge os objetivos.

Lembre-se de que um profissional bem capacitado e motivado é fundamental para o sucesso e sustentabilidade de toda empresa, portanto, não perca mais tempo e faça o que for necessário!

5. Utilize um software de gestão ERP específico para o segmento de empreiteiras e construtoras

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que tem a função de controlar e acompanhar a ocorrência de todas as atividades existentes em uma empresa.

Uma empreiteira ou construtora trabalha com diversos tipos de profissionais, fornecedores, clientes, produtos e serviços. Dessa maneira, utilizar um software ERP adequado para o seu segmento pode ser a chave para aumentar o seu controle e alcançar o sucesso nos seus projetos.

Alguns dos benefícios gerados pelo uso desse sistema:

  • Redução de erros e aumento do controle dos custos;
  • Segurança no armazenamento das informações;
  • Acompanhamento em tempo real de tudo o que está acontecendo;
  • Melhoria no relacionamento com clientes e fornecedores;
  • Organização das atividades financeiras;
  • Integração e padronização de processos.

Utilizar tal recurso pode ser o diferencial que sua empresa busca na corrida contra seus concorrentes, logo, encontre no mercado um produto eficiente que atenda às suas necessidades!

Com o término dessa leitura, você ficou por dentro de como melhorar a organização financeira de empreiteiras e construtoras. Ainda tem dúvidas ou alguma outra dica para compartilhar? Deixe seu comentário e conte para nós!


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Uma resposta para “5 formas de melhorar a organização financeira de empreiteiras e construtoras”

  1. janete disse:

    muito bom o artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!