4 dicas para causar uma boa impressão na sua visita de orçamento
Causar uma boa impressão é desejo de todas as pessoas quando almejam fechar bons negócios. Como toda a experiência do cliente é levada em conta na hora de adquirir um bem ou serviço, transmitir profissionalismo e credibilidade é fundamental para que uma visita de orçamento termine com um contrato assinado.
Para ajudá-lo a criar uma ótima imagem na cabeça de seu potencial cliente, listamos 4 dicas imperdíveis para causar uma boa impressão na sua visita de orçamento. Leia este material e saiba como ter sucesso em suas vendas!
1. Seja pontual
Todo cliente observa a pontualidade daquele com quem uma visita foi marcada, em qualquer ambiente de negócios, inclusive quando o assunto é obras ou serviços.
Sendo assim, quando um profissional atrasa em uma visita, ele acaba dando abertura para que seu cliente que ficou no aguardo construa uma imagem negativa sobre sua empresa. Há uma forma muito simples de fazer com que este tipo de pensamento não aconteça: programe-se para chegar alguns minutos antes do combinado.
Vale ressaltar também que os clientes não ficam satisfeitos quando o profissional desmarca uma visita que foi previamente combinada. Por esse motivo, também evite tal situação.
2. Esteja vestido adequadamente
Parte significativa da impressão que deixamos no outro diz respeito a forma com a qual nos vestimos. Ter cuidado com essa linguagem visual é fundamental para que um cliente nos perceba de forma positiva, desde o primeiro contato.
Por isso, sempre que for fazer um orçamento, nunca esteja desleixado, e muito menos arrumado excessivamente. Qualquer um desses excessos pode fazer com que o cliente distraia-se e perca o foco naquilo que é realmente importante.
Caso a sua empresa adote o uso do uniforme, esteja com ele no dia e profissionalize ainda mais o contato.
3. Ouça antes de falar
Essa é uma dica que parece simples, mas que é bastante estratégica para causar uma boa impressão. Estar atento ao que o cliente diz permitirá a você desenvolver argumentos mais precisos para reforçar certezas e eliminar dúvidas.
Demonstre interesse pelos problemas levantados e use a mesma linguagem que estiver ouvindo. Por exemplo, se o cliente for muito formal, é ideal que a sua fala seja também mais formal. Isso fará com que ele se sinta mais à vontade e não saia de sua zona de conforto.
4. Faça o registo fotográfico e escrito da visita
Demonstrar preocupação com o cliente e reforçar o comprometimento da empreiteira é um fator capaz de causar uma boa impressão.
Dessa forma, anote os principais pontos da conversa para que não fique nada de fora durante a elaboração da proposta comercial, visando atender a real necessidade do cliente.
É muito importante realizar o registro fotográfico durante a visita técnica, pois isso irá te ajudar a lembrar de todos os detalhes durante a elaboração do orçamento e da proposta comercial. Essas fotos também servirão de arquivo para a visualização do “Antes e Depois” do serviço, caso o mesmo seja contratado pelo cliente, podendo inclusive serem publicadas no site da sua empresa ou em outro material promocional.
Ao final da visita, é importante passar uma previsão da data de entrega da proposta comercial e certificar que essa data atenda às necessidades do cliente.
Se possível, entregue algum material gráfico da sua empresa, tais como folder ou flyer, que contenha uma breve descrição sobre seus diferenciais, fotos de serviços realizados anteriormente e depoimentos de clientes satisfeitos. Isso mostrará credibilidade e fará com que o consumidor se sinta confiante no fechamento do negócio — e até mesmo para futuras indicações!
Conclusão
Viu como não é difícil causar uma boa impressão no dia da visita de orçamento se seguir as nossas 4 dicas?! Aproveite a caixa de comentários abaixo e compartilhe com a gente outra abordagem profissional que você tem e dá certo. Até a próxima!