IPTU Verde: Saiba como reduzir os custos na construção
O IPTU Verde é um incentivo sustentável que reduz custos e agrega valor aos imóveis. Saiba como obter esse benefício e aplicar soluções ecológicas. Continue lendo para transformar suas obras!
Com o crescente interesse por práticas sustentáveis no mundo inteiro, o IPTU Verde surge como uma ferramenta importante.
Ele estimula a adoção de soluções ecológicas na construção civil e no urbanismo, além de proporcionar benefícios ambientais.
Essa medida pode representar uma redução significativa nos custos tributários para as construtoras e proprietários de imóveis, bem como promover uma integração entre economia e sustentabilidade.
Neste artigo, vamos trazer informações sobre como obter esse benefício, incentivar práticas de construção sustentáveis e gerar valor para o mercado e seus clientes.
Quer saber mais? Continue a sua leitura!
O que é IPTU Verde?
O IPTU Verde nada mais é do que um tipo de benefício tributário concedido pelo município com base em políticas públicas de incentivo à sustentabilidade.
Tal benefício oferece isenção parcial ou total do pagamento do imposto predial e territorial urbano.
Ele é aplicável para os imóveis que implementam soluções sustentáveis em sua construção, reforma ou gestão.
Dessa forma, a iniciativa busca incentivar práticas ambientais que tragam benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade, como o uso eficiente de recursos naturais, a redução de carbono e o aumento da qualidade de vida nas cidades.
Como o IPTU Verde funciona?
O funcionamento do IPTU Verde varia de acordo com as normas e regulamentações de cada cidade.
Ou seja, na maioria das vezes, o gestor municipal segue um critério de pontuação que é atribuída aos imóveis com base em práticas sustentáveis.
Quanto mais soluções ecológicas e sustentáveis o proprietário de um imóvel adotar, maiores serão o desconto ou a isenção no imposto. As construtoras e donos de imóveis podem solicitar a concessão do benefício desde que cumpram exigências específicas, como:
- instalação de sistemas de energia solar;
- uso de materiais ecológicos;
- técnicas de reutilização da água.
De que forma o ITPU Verde pode ser utilizado por construtoras?
As construtoras que demonstram o seu compromisso com a responsabilidade ambiental podem agregar valor ao imóvel, aumentar as suas demandas e melhorar a imagem da marca.
Assim, essas empresas conseguem receber benefícios fiscais para as construções, reduzindo os custos com os tributos, especialmente com o IPTU.
Separamos abaixo quais são as melhores formas de impulsionar essa iniciativa. Confira!
Instalação de sistemas de energia solar
Primeiramente, a implantação de painéis solares nas construções ajuda a garantir a isenção ou o desconto no IPTU, além de promover economia de energia no longo prazo para o usuário do imóvel.
Uso de materiais sustentáveis
Utilizar materiais ecológicos, como madeira certificada, tintas e acabamentos naturais, pode contribuir para a redução da tributação. Verifique essa questão junto à Prefeitura Municipal da sua cidade.
Eficiência hídrica
Projetos que incluem sistemas de captação de água da chuva e de reutilização de águas residuais também podem ser beneficiados com os descontos. Busque informações para certificar-se da existência de normas nesse sentido.
Áreas verdes e jardins verticais
A criação de áreas verdes no terreno e a instalação de jardins verticais nas fachadas de edifícios são práticas sustentáveis que podem ser recompensadas com o IPTU Verde. Aposte nessa dica e embeleze as edificações.
Tecnologias de eficiência energética
É interessante adotar soluções de baixo consumo de energia, como iluminação LED, isolamento térmico e sistemas de climatização eficientes.
Ou seja , esse cuidado, em conjunto com outras medidas, assegura a pontuação necessária para a concessão do benefício.
Quais são os requisitos para obter o benefício do IPTU Verde?
As exigências para obter o IPTU verde podem diferir entre os municípios, mas alguns critérios são mais comuns. Veja abaixo quais são eles!
Certificação ambiental do imóvel
A construção ou reforma de imóveis deve ser certificada por programas de sustentabilidade reconhecidos, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) ou o selo Procel de eficiência energética.
Projeto de arquitetura e urbanismo sustentável
Outro requisito de extrema relevância é que o imóvel seja projetado ou reformado com foco na sustentabilidade, incluindo soluções que minimizem impactos ambientais.
Implementação de soluções ecológicas
Uma exigência para receber o incentivo é usar soluções sustentáveis, como:
- sistema de energia solar fotovoltaica;
- captação e reutilização de água da chuva;
- jardins e telhados verdes;
- uso de materiais reciclados e sustentáveis;
- tecnologias de eficiência energética;
- infraestrutura para a mobilidade sustentável, como bicicletários e instalações para carros elétricos.
Quais são os impactos dessa prática no mercado imobiliário e na percepção do cliente?
Para o mercado, a possibilidade de redução de custos tributários é um incentivo. As construtoras que adotam práticas mais ecológicas podem visualizar em curto prazo o aumento da competitividade, principalmente porque a sustentabilidade é um assunto em alta e uma demanda crescente.
Para os consumidores, os imóveis que são beneficiados pelo IPTU verde podem ser vistos como mais atraentes. Veja a seguir algumas vantagens econômicas que ele pode oferecer:
- redução de custos com impostos e utilidades;
- valorização do imóvel;
- alinhamento com valores ecológicos.
Além disso, os imóveis sustentáveis tendem a atrair um público mais consciente ambientalmente, como compradores ou locatários interessados em reduzir o impacto ambiental. Isso pode resultar em maior procura por imóveis e, em muitos casos, justificar um preço de venda ou aluguel mais elevado.
Portanto, com o mercado imobiliário cada vez mais atento à sustentabilidade, adotar essas medidas pode representar um diferencial competitivo relevante, gerando valor tanto para os imóveis quanto para a comunidade.
Quais são as cidades que oferecem o IPTU verde?
Cada município pode estabelecer critérios e regulamentações próprias para a concessão de benefícios.
Dessa maneira, o programa IPTU Verde tem potencial para se expandir à medida que mais cidades aderem à sustentabilidade e adotam alternativas para estimular a preservação ambiental.
Embora o conceito de IPTU Verde seja novo e não esteja em vigor em todos os municípios, alguns já possuem programas de incentivo. Veja alguns exemplos:
- São Paulo (SP);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Curitiba (PR);
- Belo Horizonte (MG);
- Porto Alegre (RS);
- Florianópolis (SC);
- Vitória (ES);
- Campinas (SP).
Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre o IPTU verde, não deixe de implementá-lo nas obras que a sua construtora faz.
Dessa forma, não perderá a excelente oportunidade de construir reduzindo custos tributários, enquanto implementa soluções sustentáveis e contribui para a preservação ambiental.
Quer saber mais sobre gestão de obras? Confira os conteúdos em nosso blog!
Leia também: