Concreto reciclado: conheça as vantagens e desvantagens
As iniciativas sustentáveis são cada vez mais importantes para as empresas de construção modernas. Isso acontece porque a sustentabilidade vem sendo uma preocupação global. Novas ferramentas autônomas e materiais que se adaptam a essas exigências estão em crescente evolução. Um desses recursos modernos é o concreto reciclado.
As empresas, principalmente aquelas da área de construção civil, que não adotarem práticas que visam a preservação do meio ambiente, podem enfrentar dificuldades para competir no mercado com essas demandas em crescimento.
Além disso, algumas dessas medidas podem trazer benefícios para as suas construções, como é o caso do concreto reciclado.
Então, neste artigo, você vai conferir o que é essa novidade e como as construtoras podem explorá-las. Você também entenderá melhor como essa iniciativa sustentável pode ajudar as empresas a poupar dinheiro e como reduzem o consumo de recursos. Boa leitura!
O que é o concreto reciclado?
Geralmente, o entulho é a principal fonte de agregados para este tipo de concreto. É chamado de reciclado por ser um tipo de concreto que usa resíduos ou materiais reciclados (de outras construções demolidas) como componente para a massa.
Esses materiais podem incluir qualquer coisa sólida presente em demolições, como pedras, diversos tipos de areia, entre outras coisas.
Portanto, são usados componentes químicos que transformam esses materiais, após triturados, possibilitando sua utilização na forma de concreto.
Como é utilizado
O concreto reciclado é usado da mesma forma que o concreto tradicional, sem surpresas nesse sentido. Mas ele vem com uma grande vantagem: ser mais sustentável e positivo para a conservação ambiental.
Por isso, a fabricação desse tipo de concreto retira do meio ambiente resíduos que são tóxicos e seriam apenas depositados em grandes aterros.
Após os processos de reciclagem, pode-se utilizar o concreto desde edifícios até obras menores, como pavimentação de vias de acesso para automóveis e calçadas.
Quais as vantagens desse tipo de concreto?
Além de ser uma solução eficiente para o descarte correto dos materiais, o concreto reciclado é mais leve que o tradicional. Uma das principais vantagens que o acompanham está na durabilidade: esse tipo de concreto pode resistir a agentes externos por até quatro vezes mais do que os produtos mais convencionais.
A qualidade vai depender da composição dos materiais utilizados, o que pode gerar problemas se não tiverem atenção suficiente (você verá mais sobre isso no próximo tópico).
Atualmente, existem diversas pesquisas sobre como melhorar essa composição — e até mesmo novos tipos desses recursos utilizados na construção civil.
Existe alguma desvantagem em utilizar o concreto reciclado?
De maneira geral, as principais desvantagens do concreto reciclado estão relacionadas à sua composição.
Como realiza-se esse tipo de material com resíduos, algumas demolições podem conter impurezas capazes de afetar a resistência e a durabilidade da construção. Então, é algo importante ter sempre muita atenção, para não correr riscos.
Com o desenvolvimento de melhores técnicas e novas composições sendo criadas constantemente, esse recurso conseguirá trazer mais economia e eficiência para os mais diversos tipos de construções.
Conclusão
Nesse sentido, atualizar-se e saber sobre novidades, com certeza é o melhor caminho para ajudar a sua empresa a estar na frente da concorrência. Como vimos, o concreto reciclado poderá ser a alternativa padrão para muitas construtoras em um futuro próximo.
Mas saiba que não é só de concreto que vive a construção civil! Entenda como a tecnologia está ajudando no gerenciamento de obras e de todo o negócio. Acesse o artigo e confira!