Lean Construction: saiba o que é e como aplicar em uma obra

Lean Construction: saiba o que é e como aplicar em uma obra

Muito utilizado no setor da construção civil, o método Lean Construction foi desenvolvido pela Toyota em meados de 1940 com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência de um projeto — além de reduzir a quantidade de desperdícios, o tempo de espera e a superprodução.

Esse método dispõe de diversos benefícios que podem ajudar você a otimizar a gestão da sua obra — como a redução de desperdícios, da variabilidade e do tempo de ciclo, por exemplo. No entanto, isso não é tudo!

Para descobrir como as empresas estão colocando esse método em prática e garantir uma melhor gestão em suas obras, confira agora o artigo que preparamos sobre este assunto! Boa leitura.

Os fluxos

A filosofia do Lean Construction é dividida em 4 fluxos de conversão, que são utilizados como base para identificar os princípios dessa metodologia e encontrar soluções para alcançá-las. São eles:

  1. fluxo de montagem: define as atividades e os cronogramas que serão necessários para realizar a montagem de uma edificação. São todas as tarefas que possam agregar valor ao elemento final, como vigas, alvenarias e outros detalhes;
  2. fluxo de materiais: vai desde o transporte ao consumo dos produtos na obra. O transporte, a espera e a inspeção dos materiais são atividades que estão envolvidas nesse fluxo;
  3. fluxo de informações: processos de natureza gerencial, como planejamento e controle de projetos. As principais informações são relacionadas às necessidades do cliente, ao transporte, ao processamento e à inspeção de dados;
  4. fluxo de trabalho: é o fluxo que gerencia as atividades que serão executadas por equipe ou por máquina em um canteiro de obras. Tem grande foco na redução de desperdícios, adotando medidas que agilizem os processos para economizar tempo e esforços dos colaboradores.

Os princípios do Lean Construction

O meio ambiente tem sido uma das maiores preocupações na nossa atualidade. Com a quantidade de lixo produzido todos os dias no mundo inteiro, empresas que buscam processos que possam diminuir esse volume de resíduos têm um grande diferencial no mercado.

Por isso, seguir a filosofia do Lean Construction (Construção Enxuta, em português) pode ser o diferencial que você precisa para alavancar o seu negócio e conquistar novos clientes. É muito importante destacar os diversos benefícios que a filosofia da construção enxuta traz para o seu canteiro de obras.

Além da questão ambiental já citada, ele também apresenta uma redução dos custos — e, consequentemente, o aumento dos lucros —, gera maior produtividade entre os colaboradores, reduz o prazo de entrega da obra, melhora a gestão do projeto e ainda diminui o desperdício dos materiais.

Como mencionamos, a construção enxuta segue alguns princípios. Somente dessa maneira é possível alcançar os objetivos e benefícios esperados. Conheça, a seguir, quais são eles e qual é relação deles com as vantagens que foram citadas no parágrafo anterior.

Redução da variabilidade

Manter um padrão nos procedimentos é essencial para manter a qualidade de um produto ou serviço. Afinal, quando se segue um modelo, as chances de que um serviço precise ser refeito, por exemplo, são menores.

Por isso, além de estabelecer padrões a serem seguidos em determinados segmentos da sua obra, busque parcerias que sigam a mesma metodologia que você. Afinal, adquirir produtos com qualidades padronizadas podem acelerar o seu processo de construção, pois não haverá a necessidade de uma nova remessa de materiais.

Redução de desperdícios

Diminuir a quantidade de materiais perdidos na obra é um desafio que tem sido muito falado na atualidade. Quando há uma boa gestão dos produtos que entram e saem durante uma construção, é muito mais fácil identificar quais atitudes podem ser tomadas a fim de reduzir essa quantidade de “lixo” que é produzida.

No entanto, não pense que desperdício está apenas relacionado a questões materiais! O retrabalho também é uma perda de tempo e, é claro, dinheiro. Por isso, nunca hesite em realizar treinamentos e contratar profissionais capacitados para participar do processo de construção ou da reforma.

Redução do tempo de ciclo

Esse termo é conhecido por ser a soma dos tempos gastos necessários para realizar determinadas tarefas. No entanto, quando é possível reduzi-lo, diversos benefícios são obtidos. Alguns deles são:

  • maior satisfação do cliente, uma vez que ele precisará esperar menos para a entrega do produto;
  • gestão simplificada, pois haverá uma quantidade menor de produtos inacabados;
  • estimativas mais precisas, trazendo uma produção menos instável;
  • melhor especialização dos funcionários em determinadas atividades.

Aumento da transparência nos processos

Este item é referente à identificação de possíveis erros durante a execução das atividades. Isso quer dizer melhorar a organização do ambiente, preocupando-se com a limpeza e a segurança do local.

Além disso, é importante observar os indicadores e os níveis de produtividade e desempenho dos seus colaboradores a fim de buscar soluções para o problema.

Aumento do valor do produto

Por meio das considerações das necessidades dos clientes é muito possível aumentar o valor do seu produto ou serviço. Para isso, é muito importante que, durante as reuniões, sejam esclarecidos todos os desejos dele em relação ao projeto.

Com isso, você pode realizar pesquisas baseadas nesse interesse e apresentar um projeto com todas as especificações feitas pelo cliente, conquistando sua confiança e mostrando o potencial do seu empreendimento.

A implementação

Com base no que foi mencionado acima, podemos ver que existem diversas maneiras de implementar o Lean Construction em sua obra — como manter o ambiente organizado, limpo e seguro, além de optar por fornecedores que também adotem esse método em sua gestão. No entanto, existem outras formas, como:

  • utilizar recursos de softwares de gestão de obras;
  • utilizar a oficina 5S (senso de organização, utilidade, limpeza, saúde/segurança e de autodisciplina);
  • definir e alinhar um planejamento.

Uma outra boa maneira de aplicar o Lean Construction é utilizando os recursos de aplicações tecnológicas voltadas para esse fim. Existem alguns softwares que recolhem informações em tempo real do andamento no canteiro de obras, possibilitando uma gestão mais precisa das atividades, dos recursos utilizados e, é claro, dos prazos.

Você já deve ter ouvido falar que “tempo é dinheiro” e é nisso que o Lean Construction se baseia. Afinal, agilizando as etapas de uma obra, é possível gerar grandes economias.

No entanto, é importante que os cortes nos processos sejam avaliados com o maior cuidado, uma vez que o exagero nessa eliminação pode causar alguns prejuízos na execução do projeto.

Neste artigo vimos que o Lean Construction é perfeito para quem busca melhorar a gestão em obras. Se você é uma dessas pessoas, não deixe de assinar a nossa newsletter! Assim, você receberá conteúdos em primeira mão sobre o mundo da construção civil diretamente em seu e-mail!


Marcel Ribeiro
Marcel Ribeiro
Engenheiro apaixonado por Construção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *